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DP World avalia ampliar capacidade no terminal de Santos para 2027

Investimentos podem elevar movimentação de contêineres para 2,1 milhões de TEUs
Por Redação em 16 de janeiro de 2025 às 7h51
DP World avalia ampliar capacidade no terminal de Santos para 2027
Foto: Divulgação/DP World
Foto: Divulgação/DP World

A DP World estuda antecipar novos investimentos no terminal de contêineres em Santos (SP), ampliando a capacidade de movimentação de 1,3 milhões de TEUs para 2,1 milhões de TEUs até 2027. A decisão está sendo avaliada pela matriz da empresa, em Dubai. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico.

Atualmente, a operadora portuária realiza um plano de expansão de R$ 450 milhões, com previsão de aumento da capacidade para 1,7 milhão de TEUs em 2024. O montante está sendo aplicado na ampliação de um berço de atracação e na aquisição de novos equipamentos.

Devido ao aumento da demanda, a empresa considera adiantar etapas futuras do crescimento. Em 2024, os terminais de contêineres em Santos operaram com lotação máxima. A proposta de ampliação já foi apresentada à sede, que demonstrou receptividade.

Caso o projeto seja aprovado, a conclusão da primeira etapa está prevista para meados de 2026, com o restante da ampliação finalizado até o fim do mesmo ano. O plano inclui novos equipamentos, a construção de mais um berço de atracação para contêineres e a ampliação do pátio de armazenagem.

O terminal de Santos diversificou operações nos últimos anos. Em 2020, iniciou atividades voltadas para celulose, em parceria com a Suzano, e, em 2023, firmou acordo com a Rumo para a construção de um terminal de grãos e fertilizantes.

Inaugurado em 2013 sob o nome de Embraport, o terminal era controlado pela Odebrecht, que vendeu sua participação à DP World em 2017. Desde então, a unidade passou por reestruturações financeiras e operacionais.

Com a conclusão do novo plano de expansão e projetos em andamento, o terminal deve atingir sua capacidade total em 2027, movimentando 2,1 milhões de TEUs, 5 milhões de toneladas de celulose e 12,5 milhões de toneladas entre grãos e fertilizantes. Após essa etapa, há possibilidade de crescimento adicional por meio de novas tecnologias, mas sem previsão de implementação a curto prazo.

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