A Shopee anunciou a inauguração de seu primeiro hub logístico em Manaus, reforçando sua estrutura na região Norte do Brasil. A unidade, voltada para operações de última milha, busca otimizar os processos logísticos do marketplace tanto para vendedores quanto para consumidores, ampliando a cobertura no estado do Amazonas e nas capitais vizinhas.
Rede de logística nacional
Com o novo centro, a Shopee passa a operar 12 centros de distribuição no Brasil, sendo 11 no modelo cross-docking e um fulfillment. As operações estão localizadas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul. Além disso, hubs logísticos específicos para produtos de vendedores brasileiros, como o de Manaus, somam 150 postos voltados para a primeira e última milha.
O processo logístico da Shopee inclui coleta de mercadorias em pontos de venda, separação em centros de distribuição e encaminhamento para os hubs de última milha, que gerenciam a roteirização e entrega por meio de uma rede com mais de 20 mil motoristas parceiros. A companhia também conta com mais de 2,5 mil Agências Shopee para coleta de produtos.
Consumo no Amazonas
Dados da Shopee indicam que dois em cada dez amazonenses utilizam a plataforma mensalmente. Nos últimos 40 dias, os produtos mais buscados no estado incluem vestidos, fones de ouvido, papetes femininas, papel de parede e árvores de Natal. Já entre os itens mais vendidos, estão fritadeiras elétricas, projetores, capas para colchão, fones de ouvido e caixas de som.
Expansão regional e competitividade
Além do novo hub em Manaus, a Shopee já opera centros logísticos em Palmas e Belém, ampliando a presença na região Norte. A empresa segue investindo em infraestrutura logística para aprimorar a experiência de vendedores e consumidores, fortalecendo sua posição no mercado de e-commerce brasileiro.