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Mercedes-Benz inicia operações de sua nova central de peças de caminhões e ônibus em Itupeva

São cerca de 8.000.000 de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno e para mais de 50 países
Por Redação em 12 de julho de 2024 às 8h00
Mercedes-Benz inicia operações de sua nova central de peças de caminhões e ônibus em Itupeva
Foto: Divulgação / Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação / Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil iniciou as operações de sua nova Central de Distribuição e Logística de Peças em Itupeva (SP). A partir de agora, a unidade passa a ocupar um galpão do condomínio logístico da HGLG, e a operação da nova Central passa a ser feita em parceria com a Penske Logistics.

A Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil, instalada antes em Campinas (SP), foi totalmente transferida para o novo endereço, no bairro Jardim Alegre, em Itupeva. O local fica próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital. 

 

Ganhos de performance e eficiência

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros”, diz Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do segmento de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45 mil itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 8 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de 380 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para mais de 50 países”.

“Na nova Central, com pé direito de 12 metros, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse conceito de armazém, otimizamos a operação”, afirma Silvio Renan Souza. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Como exemplo, utilizamos o WMS (Warehouse Management System), sistema online de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição. E já estamos preparando o voice picking para implantação ainda este ano”.

 “Tudo o que oferecíamos até agora foi mantido e vamos fazer ainda mais. A nova Central nos traz ganhos de inteligência logística e operacional, com mais eficiência, agilidade e produtividade. Queremos aumentar a velocidade das entregas, fazendo as peças chegarem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo assim para a disponibilidade de seus caminhões ou ônibus”.

 

Penske Logistics visa relação duradoura e vantajosa para todos

“É uma grande satisfação para a Penske Logistics Brasil anunciar esta parceria com a Mercedes-Benz Brasil. Não mediremos esforços para que nossa relação seja duradoura e vantajosa para ambas as empresas e ainda mais para os clientes da marca, a partir da otimização contínua de todas as etapas da operação pelas quais seremos responsáveis. Utilizaremos todo o know-how adquirido nestes mais de 25 anos em que estamos no País, com o que há de mais avançado em tecnologia e processos para a cadeia logística”, afirma Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil.

Mercedes-Benz inicia operações de sua nova central de peças de caminhões e ônibus em Itupeva

Estrutura da nova Central

O galpão da HGLG que abriga a nova Central recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 45 mil m². A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234 mil m², contando com um total de cerca de 90 mil m² locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 12 módulos de armazéns, 126 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento. O pé direito chega a 12 metros e a capacidade do piso é de 6 toneladas por metro quadrado.

Sustentabilidade ambiental é uma característica valorizada na nova Central. O local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.

A Central conta ainda com áreas administrativa e de convivência, mezaninos expansíveis, infraestrutura de depósitos e serviços, além de restaurante com capacidade para 500 pessoas. A portaria blindada controla o acesso durante 24 horas por dia. Destaque também para circuito fechado de TV e amplo estacionamento para carretas e outros veículos.

A segurança do armazém e das pessoas é preservada por um sistema completo de combate a incêndios, com hidrantes e sprinklers em toda a área de armazenagem.

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