A Fedex Express, subsidiária da Fedex Corp., divulga que está preparada para o aumento de demanda dos serviços de sua operação brasileira neste final de ano. Para responder à demanda do mercado, a companhia informa que está realizando investimentos dirigidos à primeira milha (coleta), transferência de carga (linehaul) e última milha (entrega).
Como exemplo, a empresa revela que está aumentando sua capacidade de coleta e mudando sua frota para garantir mais produtividade, flexibilidade de horários e qualidade no serviço.
Para a operação de transferência de cargas, a Fedex anuncia que vai contar com os benefícios do redesenho de sua malha, que vem sendo realizado desde o ano passado. Por meio do sistema Hub & Spoke, a empresa consegue agilizar a movimentação de pacotes entre seus nove hubs nacionais e aproximadamente 100 filiais e oferecer tempo de trânsito competitivo e maior frequência de viagens.
Leia mais: Fedex divulga Relatório de Impacto Econômico Global
Já a operação de última milha está sendo reforçada com a inclusão temporária de veículos de distribuição, que vão complementar a frota da Fedex, atualmente composta por cerca de 3 mil caminhões, carretas e vans.
“Os vários investimentos que temos feito em nossa infraestrutura nos permitirão atender ainda melhor aos nossos clientes no período de vendas mais importante do ano”, afirma o VP de Operações da Fedex no Brasil, Guilherme Gatti.
Nos últimos meses, a Fedex revela que instalou sorters nas filiais de Guarulhos (SP), Salvador e Feira de Santana (BA), totalizando 11 estações e hubs com o equipamento. São dois em Recife, dois em Feira de Santana e um em cada unidade localizada em Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia e Guarulhos (SP).
“O principal objetivo do projeto do sorter é aumentar a capacidade operacional das estações e hubs, possibilitando o aumento de volume movimentado, além de mais agilidade e produtividade”, conta Gatti.
Estratégias
A empresa ressalta que outros investimentos que vão beneficiar as operações são os novos e maiores prédios para abrigar as filiais de Serra (ES) e Conde (PB). O primeiro é um Centro de Distribuição (CD) com 46 mil m² para a operação logística e, o segundo, uma nova unidade na Paraíba com mais de 7 mil m² para oferecer serviço de transporte.
A empresa também anuncia que está operando, desde julho de 2022, em novas unidades localizadas em Campina Grande (PB) e Petrolina (PE). A primeira conta com mais de 5 mil m² para atender a clientes de transporte e logística e a segunda, com quase 4 mil m² para oferecer serviço de transporte.
No segmento logístico, a empresa também revela que espera aumento de demanda, especialmente nas unidades de Cajamar (SP) e Guarulhos, Extrema (MG), Itajaí (SC) e Serra (ES).
Leia mais: FedEx Express lança comprovante de entregas por meio de fotos
Em relação ao transporte internacional, a Fedex pontua dizendo que segue disponibilizando seis voos semanais entre sua base instalada no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o seu hub global localizado em Memphis, nos Estados Unidos. Além disso, a empresa está ampliando sua oferta de transporte com voos diretos para o destino, sem escalas em Memphis, por meio de alianças com companhias aéreas.
Atualmente, são ofertadas 19 saídas semanais para a Europa, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Equador e México. Em novembro, a Fedex incluiu Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em sua lista de destinos e, em dezembro, Santiago, no Chile.
A companhia garante que esse serviço será fixo e deverá permanecer após o período de pico.