A Goodman, companhia australiana do setor de galpões logísticos, investiu R$ 150 milhões na construção de um novo empreendimento no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
A unidade tem como foco a logística last-mile, ou seja, receberá produtos que depois serão entregues em trajetos curtos dentro da capital paulista e em cidades como Guarulhos e os municípios do Grande ABC. Com viagens de até uma hora, é possível cobrir uma área na qual vivem 18 milhões de consumidores.
O novo galpão gerou cerca de 900 empregos diretos e indiretos, sendo 400 durante a obra e 500 na operação.
O projeto contou com apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), que assessorou a Goodman em questões institucionais, tributárias e ambientais.
“É um galpão com localização estratégica, que permite que os produtos cheguem e saiam com facilidade e garante um sistema de entregas eficiente e eficaz. Ou seja, é um projeto alinhado com a missão da InvestSP de tornar as empresas mais competitivas, além de gerar empregos e movimentar a economia da região mais populosa de São Paulo”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.
“O Goodman Itaquera é o primeiro empreendimento da Goodman no Brasil desenhado sob medida para atender a demanda das empresas que buscam eficiência, qualidade e sustentabilidade para suas operações logísticas de last-mile. Ele já nasce com 52% de ocupação e conta com certificação Leed Gold, infraestrutura para painéis solares e iluminação em led. A Goodman atua globalmente para desenvolver espaços para grandes ideias”, diz o gerente de Investimentos da Goodman Brasil, Eduardo Cimino.
O empreendimento ocupa um terreno de 72,8 mil m² e conta com 45 mil m² de área construída e padrão construtivo AAA. O galpão possui módulos a partir de 955 m², inclusive com mezanino que pode ser usado como escritório e espaço adicional de armazenagem, o que garante flexibilidade aos clientes.
Nos próximos meses, a Goodman deve ampliar sua presença no estado de São Paulo. A empresa, que também conta com unidades em Guarulhos e Cajamar, planeja investir R$ 400 milhões em um novo galpão em Santo André, em uma área de 158 mil m², com a geração de até 5 mil empregos diretos e indiretos.