A Santos Brasil inaugurou oficialmente, na última sexta-feira, dia 26 de novembro, as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no Porto de Santos (SP). Com isso, a companhia finaliza a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal de contêineres, que demandou investimentos de R$ 450 milhões e aumentou em 400 mil TEUs a capacidade operacional.
Iniciada em 2019, as obras ampliaram o cais em 220 metros, totalizando 1.510 metros. Elas incluíram também o aprofundamento do cais e o reforço da estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres ao longo de 1.090 metros, além do aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros.
Com a novidade, o Tecon Santos passou a ser o único terminal de contêineres da América do Sul, com capacidade para receber simultaneamente até três navios do modelo New Panamax, com 366 metros de comprimento, as maiores embarcações previstas para chegar ao país.
De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a conclusão dessa primeira etapa é um marco importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o porto de Santos. “São 400 mil TEUs a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos”, analisa o executivo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, e o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral.
A primeira etapa de ampliação e modernização do terminal envolveu, além das obras civis, aquisições de dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio e investimentos em projetos na área de tecnologia da informação, que incluem a compra e a implementação de um novo terminal operating system (TOS), o Opus da CyberLogitec, e a aquisição de softwares e equipamentos que permitem maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação.
O total de investimentos previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R$ 1,5 bilhão até 2031, aumentando a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. “Trabalhamos com uma visão de longo prazo e nosso objetivo é sempre ter a infraestrutura pronta antes da demanda. Por isso, vamos iniciar imediatamente os investimentos da segunda fase do projeto”, diz Sepúlveda.