Conhecer a logística de exportação, a estrutura e as instalações do Porto de Santos. Este é o objetivo da Missão Empresarial promovida pela Sax (Sistema de Apoio à Exportação de Santo André). A visita ocorre no dia 16 de dezembro. Cerca de 25 profissionais da área de comércio exterior com atuação em Santo André confirmaram participação na atividade, que já está com o grupo fechado. “Com a missão técnica ao Porto de Santos, o Sax pretende levar às empresas da região com potencial exportador novos conhecimentos técnicos e culturais que venham contribuir para facilitar o processo de exportação”, comenta Edgar Pereira Cezar.
O Sax é um serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de Santo André, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, para as empresas da região do ABC paulista. O objetivo é fomentar a atividade exportadora na região, com assessoria de processos e disponibilidade de informações, além da realização de eventos e atividades relacionadas ao comércio exterior. O Sax faz parte da Encubadora de Empresas de Santo André, um espaço criado pela prefeitura com diversas divisões e iniciativas para ajudar o desenvolvimento do empresariado local. Lá também estão instaladas uma divisão da CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Central de Trabalho e Renda e a Incubadora Tecnológica.
Para obter a assessoria do Sax, a empresa interessada realiza um primeiro contato, após o qual um representante da entidade fará uma visita ao solicitante, para conhecimento e análise. O Sax aplica então um questionário ao interessado em exportar, a partir do qual é formulado um diagnóstico sobre o potencial exportador da empresa. Após a análise, a empresa é encaminhada para os parceiros do programa em diversas áreas de comércio exterior, como tradings, assessorias jurídicas, contábeis, certificação internacional, despachantes aduaneiros, logística de transporte, consultorias de marketing e web design, entre outras.
Todo o serviço de análise prestado pelo Sax é gratuito. Caso a empresa resolva contratar um dos provedores de soluções parceiros do programa, é feito um contrato direto entre as duas partes interessadas. Para oferecer seus serviços através do Sax, o interessado deve entrar em contato com a entidade e efetuar um cadastro, assim como assinar um termo de responsabilidade.
Segundo o gerente do projeto, outras iniciativas promovidas pelo Sax são a realização de palestras sobre comércio exterior, divulgação de informações sobre o setor, organização de missões técnicas e comerciais e de grupos de empresários para feiras, congressos e rodadas internacionais, além da organização de eventos. O Sax oferece ainda cursos sobre comércio exterior, em parceria com a Aduaneira, especializada na área, com condições especiais de pagamento. “Essa iniciativa é de extrema importância, pois vem ao encontro das necessidades do empresariado local, que precisa de um órgão que organize ações de incentivo às exportações”, afirma Cezar.