Empresa aplicará R$ 19 milhões nas novas instalações
A operadora logística belga Katoen Natie aumentará a sua participação no mercado logístico brasileiro com a ampliação de seu centro de distribuição multimodal (CDM) em Paulínia (SP) para 720 mil m2 e com a expansão do terminal ferroviário de cargas. Os novos investimentos irão consumir cerca de R$ 19 milhões na primeira fase, exclusivamente com capital próprio da operadora, e tornarão a área de operações da matriz no Brasil quase quatro vezes maior do que a atual, hoje de 214 mil m2. As obras têm previsão de início nos primeiros meses de 2006 e prazo de conclusão de quatro a seis meses.
Em sua primeira fase, o projeto contempla a construção de cerca de três quilômetros de ramais, de um pátio de contêineres e os equipamentos de movimentação dos contêineres e dos vagões. Hoje, 20% dos produtos que chegam ao CDM de Paulínia são provenientes de terminais ferroviários. “Para os clientes da Katoen Natie, esse tipo de transporte significa uma economia entre 10% e 20% no custo do frete. Com o terminal, estamos apostando no crescimento do modal ferroviário e da intermodalidade no Brasil”, explica Benoit Somers, presidente da Katoen Natie no Brasil. “A idéia é aumentar para 50% a entrada e saída de produtos por ferrovias em um prazo de 12 a 18 meses”, completa Eduardo Leonel, diretor Comercial da empresa.
O terminal terá capacidade de atender 150 vagões por dia e estará completamente integrado à estrutura existente, formada por silos de armazenagem e de mistura e homogeneização, armazéns, linhas de embalagem e balanças, entre outros equipamentos. Os principais segmentos atendidos pela empresa são de produtos petroquímicos, bens de consumo e cargas gerais. “A tendência é de crescimento no atendimento a estes dois últimos segmentos, mas devemos aumentar ainda mais a participação no setor petroquímico, já que a Braskem construirá uma planta ao lado de nossas instalações”, explica Leonel. A nova unidade industrial da petroquímica, constituída em joint-venture com a Petroquisa, terá capacidade inicial para produzir 300 mil toneladas de polipropileno por ano.
A operadora está em negociações com as concessionárias MRS Logística e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para a realização de novos investimentos na infra-estrutura ferroviária. Com a ampliação, o objetivo da operadora é aumentar a oferta de serviços não somente de movimentação dos contêineres, mas também de maior valor agregado como a estufagem e descarregamento de contêineres, serviços de reparo e (re) embalagem das cargas.
A localização do CDM em Paulínia é estratégica junto ao mercado consumidor, pois conta com entroncamentos das principais ferrovias e auto-estradas, além da proximidade do Porto de Santos, do Aeroporto de Viracopos e da Rodovia Tietê-Paraná. Pelo seu ramal ferroviário próprio, é possível a conexão direta com o pátio de manobras da Brasil Ferrovias e com a malha das maiores ferrovias brasileiras. “O Brasil é um país com futuro na multimodalidade”, acredita Somers.
A empresa espera dobrar a sua atuação no mercado brasileiro até 2007. Desde 1999, a Katoen Natie tem realizado diversos investimentos em plataformas logísticas no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Até o momento, a empresa já aplicou mais de 35 milhões de euros no Brasil e está operando 28 plataformas logísticas localizadas em sete estados. Presta serviços tanto on-site, dentro da fábrica do cliente, como off-site, em centros de distribuição.
O lançamento do projeto de expansão do CDM da empresa contou com a presença do Príncipe Philippe, da Bélgica, da vice-presidente mundial do Grupo Katoen Natie, Karine Huts, e do prefeito de Paulínia, Edson Moura, entre outras autoridades.