A Prologis, líder global no mercado de galpões logísticos, anuncia que investirá mais R$ 500 milhões na construção de galpões nos próximos 16 meses. Vale lembrar que em 2020 a companhia destinou R$ 1 bilhão para as operações no Brasil, ampliando o portfólio e a atuação. Os investimentos foram feitos por meio da Prologis Brazil Logistics Venture (PBLV), uma joint-venture com a Ivanhoe Cambridge que investe em imóveis logísticos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“No início da pandemia, paramos os investimentos para analisar como seria o cenário. Impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia global, o mercado mudou para acelerar o crescimento do comércio eletrônico, o que já estava acontecendo. Além disso, o aumento da demanda em setores específicos, como farmacêutico e transportes, nos impulsionou a retomar os investimentos no segundo semestre de 2020”, explica o Country Manager da Prologis no Brasil, Armando Fregoso.
O executivo completa dizendo que a companhia encerrou o ano de 2020 com 100% do portfólio operacional de 1 milhão de m² locados. Ao todo, diz, foram 15 contratos assinados, dos quais dez foram para novos clientes, globais e nacionais.
Devido ao crescimento significativo, a empresa iniciou a construção de oito armazéns, somando mais de 310 mil m², dos quais 80% já estão pré-locados. Já este ano, a Prologis anunciou mais dois empreendimentos, localizados nas rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco, ambos em São Paulo. Dessa forma, os 12 novos galpões planejados irão adicionar cerca de 525 mil m² ao portfólio atual.
Fregoso atribui o sucesso da Prologis aos quase 40 anos de experiência global da empresa, além de uma excelente equipe de profissionais. “Nosso know-how na busca pelas localizações prime em São Paulo e no Rio de Janeiro, com foco na eficiência da operação, às vezes abrindo mão do maior aproveitamento do terreno, e também da construção de qualidade, é o principal motivo que permitiu a empresa superar o mercado, algo que se repete há mais de dez anos, desde que iniciamos nossas operações no Brasil.”
Tendências
O country manager da Prologis no Brasil está otimista com as perspectivas do setor de logística nos próximos anos. “Temos um portfólio único e soluções de instalações. Como proprietário-operador, disponibilizamos gerentes de propriedades locais e nossa própria equipe de manutenção e segurança. Dessa forma, temos um maior entendimento das necessidades dos clientes”, destaca.
O executivo garante que a Prologis também está comprometida com a sustentabilidade e cada novo desenvolvimento é projetado para atender aos requisitos da certificação LEED. Um dos empreendimentos conta com uma usina solar para suprir parte da demanda de energia, e outro condomínio já possui o Selo Energia Limpa, que atesta o consumo de energia limpa. Bicicletas compartilhadas também fazem parte de alguns parques logísticos.
Os padrões da empresa também incluem tilt up walls, espécie de construção pré-fabricada em concreto que melhora o conforto do ambiente interno dos galpões, além de agilizar o tempo de construção e reduzir as manutenções de longo prazo. Em 2020, as fachadas também ganharam janelas para ampliar a iluminação natural. O projeto de construção inteligente e sustentável está entre uma gama de soluções que virão no portfólio da Prologis.
Em relação aos setores que continuarão a ter um papel importante nos negócios da Prologis, Fregoso acredita que o e-commerce deve continuar crescendo e ganhando espaço no Brasil, devido ao aumento da penetração no mercado online. “Em 2020, as vendas do comércio online cresceram 48% em relação ao ano anterior, o que deve impulsionar as oportunidades em nosso segmento”, pontua Fragoso.