A Pegaki, empresa recentemente adquirida pela Intelipost, espera que suas operações em 2021 continuem em ritmo de crescimento. Vale lembrar que a empresa divulgou que cresceu mais de 50 vezes durante o período da pandemia em 2020. A companhia reforça que apesar da aquisição se mantém independente e vai investir a fim de fortalecer e ampliar os serviços de ponta de retirada.
O plano de crescimento para os próximos anos consiste em investimentos em produto, tecnologia, logística e o crescimento da rede de pontos, saindo de 1.500 para mais de 20.000 pontos nos próximos três anos.
A companhia anuncia que irá expandir também as modalidades drop off points e logística reversa, cobrindo assim toda a cadeia logística do e-commerce, de last mile a first mile, com investimento em tecnologia omnichannel e operação logística. As estratégias estão relacionadas ao conceito Pudo, sigla para o termo em inglês Pick Up & Drop Off, que se refere a um local onde o cliente possa retirar a sua mercadoria (pick up), deixar uma mercadoria para envio ou troca (drop off), ou ambos simultaneamente.
“A pandemia acelerou o e-commerce e evidenciou a necessidade de alternativas eficientes em logística. Estamos estruturados para preencher esse gap e atender a essa demanda cada vez mais crescente. Em 2020, por exemplo, tivemos diversos cases de pequenos comércios que não fecharam de vez porque conseguiram gerar receita como ponto da Pegaki. Comércios e varejos que tenham interesse em atuar como pontos parceiros seguramente também vão enxergar vantagem no modelo. Monetização de espaço ocioso e atração de clientes são alguns dos benefícios”, explica o co-fundador e gestor da Pegaki, João Cristofolini.
Serviços
Ao longo dos quatro anos de operação e milhões de pedidos movimentados, a Pegaki criou uma expertise no credenciamento e ativação de pontos, estabelecimentos comerciais que possuem um espaço ocioso – loja de conveniência, pet shop e farmácia, por exemplo. Os pontos funcionam para retirada de produtos comprados pela internet (pick up points), resolvendo o problema de last mile para consumidores que não estão em casa durante o horário comercial, moram em prédios sem porteiro ou áreas de risco.
Como pontos de coleta (drop off points) para pequenos e-commerces ou sellers do marketplace que vendem até 15 pacotes por dia e dependem dos Correios, nesta opção a Pegaki consolida vários pedidos para coleta, conseguindo uma redução do valor do frete, prazo e acesso as melhores opções logísticas, que antes apenas os grandes e-commerces tinham.
E por último, os pontos também funcionam para a logística reversa de produtos comprados pela internet, uma dor cada vez maior e com grande dependência também dos Correios.