A Atrial Saúde, distribuidora de insumos médico-hospitalares e prestadora de serviços logísticos na área da saúde, anuncia que investiu R$ 3 milhões e inaugurou dois centros de distribuição em São Paulo e Contagem (MG). A iniciativa chega para prestar suporte à movimentação e distribuição dos mais de 5 mil produtos realizadas por mês pela companhia. O CEO da Atrial Saúde, Andrés Cima, diz que a aceleração dos investimentos em meio à pandemia se deve à preocupação da companhia de manter os clientes abastecidos de insumos médicos.
Os novos espaços, além de terem a função de operar com a distribuição dos produtos médico-hospitalares, também funcionam como viabilizadores de serviços tanto para a indústria quanto para hospitais. Alguns deles, por exemplo, já estão terceirizando suas farmácias e depósitos para ampliar as dependências do estabelecimento de saúde.
Apenas a abertura do centro da capital paulista vai duplicar a capacidade da empresa para atender o estado. Antes da inauguração, os insumos e equipamentos vinham do CD de Ribeirão Preto (SP) para a Grande São Paulo. Antes, explica o diretor de Operações da Atrial Saúde, Luís Silva, havia dificuldade em atender os hospitais e clínicas da capital paulista com a estrutura no interior. “O CD de Ribeirão Preto já estava trabalhando no limite da capacidade. Ao invés de mudar para um lugar maior na mesma cidade, decidimos abrir um segundo espaço mais focado no mercado da capital”, diz.
Silva conta que o novo CD no estado de São Paulo é semelhante ao de Ribeirão Preto. “Eles possuem o mesmo tamanho e capacidade. A estratégia dessa operação é que o de Ribeirão atenda o interior e o de Alphaville a Grande São Paulo, incluindo o litoral, a Baixada Santista, a Região Metropolitana e a região de São José dos Campos”, conta. Já o CD de Contagem abastece o estado de Minas Gerais. “Conseguimos otimizar o prazo de entrega aos nossos clientes”, garante o diretor de Operações.
A Atrial investiu ainda em ferramentas, como um novo WMS e a instalação de uma torre de controle para monitoramento das entregas em andamento. “Nesse ambiente o time acompanha a posição e deslocamento dos veículos, monitora em tempo real as entregas que estão sendo realizadas e atua proativamente nas ocorrências do dia-a-dia”, explica Silva.