A Casas Bahia inaugurou ontem, 31 de maio, o primeiro Centro de Distribuição fora do eixo Rio-São Paulo. Instalado em Minas Gerais, na cidade de Betim, o novo CD recebeu investimentos de R$ 15 milhões e gerou 400 empregos diretos. O Centro de Distribuição possui 26 mil m² e tem capacidade de armazenagem de 180 mil m². A instalação fica à margem da rodovia Fernão Dias, e irá movimentar por dia cerca de 80 caminhões para a distribuição de produtos e 20 para o recebimento de mercadorias.
O CD de Betim irá abastecer as filiais da rede na grande Belo Horizonte e nas regiões centro e norte do Estado. As lojas do sul de Minas de Gerais continuarão a ser abastecidas por São Paulo. A Casas Bahia possui 39 filiais no estado de Minas Gerais, onde entrou pela primeira vez em 1993. A rede mantém três Centros de Distribuição, além do de Betim. Um em Jundiaí (SP), com 1 milhão de m² de área total e cerca de 300 mil m² de área construída; outro em Ribeirão Preto (SP), com 30 mil m², e um no Rio de Janeiro, com 70 mil m². Há mais três em construção: em Duque de Caxias (RJ), com 180 mil m²; em São José dos Pinhais (PR), com 70 mil m², e em São Bernardo do Campo (SP), à margem da Via Anchieta, com 70 mil m². A rede possui, também áreas para execução de cross-docking em Goiânia, Brasília, Campo Grande, Maringá, Itajaí e Porto Alegre.
A Casas Bahia mantém uma frota própria de mais de 2 mil caminhões e não terceiriza as operações de logística, pois aposta na sua eficiência na distribuição dos produtos para as mais de 400 lojas da rede e na entrega direta de mercadorias nas residências dos 16 milhões de clientes ativos, no prazo máximo de 48 horas.
A rede fechou 2004 com 408 lojas, mas em 2005 mais 30 foram inauguradas . A bandeira da Casas Bahia está fincada em oito estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul - mais o Distrito Federal. Até o final do ano, mais de 80 novas unidades devem ser entregues aos clientes. Destas, 10 em Minas Gerais.