A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) recebeu autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para retomar a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos (SP). Além disso, a docas paulista também teve emitida pela autoridade ambiental, a Licença de Instalação para a dragagem de manutenção.
A permissão para instalar a draga tem validade até 23 de dezembro deste ano e abrange os trechos II, do entreposto de pesca à Torre Grande, e III, da Torre Grande ao Armazém 5. O trecho I, da Barra ao Entreposto de Pesca, já teve a manutenção executada, enquanto o IV, até a Alemoa, será realizado sob nova licença após a conclusão do aprofundamento. A previsão é a de que todos os trabalhos sejam executados em quatro meses.
Os serviços serão realizados pelas dragas Xin Hai Feng e Hang Jung 5001. A primeira tem capacidade para 18 mil m³ e previsão de chegar em Santos ainda este mês. Já a segunda atracará no porto santista em fevereiro e tem capacidade para cinco mil m³.
A autoridade portuária informa que restam apenas 5% para a conclusão do serviço de aprofundamento do canal para 15 metros, o que deve ser finalizado com a chegada das dragas.