A Hyster apresentou ontem, em São Paulo, sua nova linha de empilhadeiras, a Fortis, que substituirá a atual linha de empilhadeiras da marca. Com motores a combustão interna a gás, gasolina e diesel, a Fortis é um produto mundial e foi lançada em agosto na Europa. As máquinas de duas a 3,5 toneladas serão feitas no Brasil, na linha de produção da Nacco, em São Paulo, que terá seu layout totalmente remodelado para a nova linha. As demais empilhadeiras, que vão até nove toneladas, serão inicialmente importadas.
Em dezembro, sairão da fábrica os últimos modelos da atual linha, que será totalmente descontinuada, sendo mantidos o fornecimento de peças de reposição e assistência técnica. A partir de janeiro, começa a produção da Fortis, que será de dez unidades no primeiro mês, devendo atingir 15 unidades mensais a partir de março, de acordo com Álvaro Souza, diretor-presidente da Nacco Materials Handling Group no Brasil, ao qual pertence a Hyster.
Segundo Souza, a Fortis representa um novo patamar de empilhadeiras no País, em termos de performance, tecnologia, eletrônica embarcada, custo operacional e conforto para o operador. “É um produto de nível mundial com lançamento praticamente simultâneo ao do restante do mundo”. Para João Campos, diretor Comercial da empresa, a Fortis representa “a entrada da Hyster no século XXI”.
Souza destaca na máquina o baixo custo operacional, com maior durabilidade e alta performance. “O mercado precisa aprender a diferenciar o preço da máquina do custo de operação. Embora a Fortis tenha um preço inicial um pouco maior que a concorrência, isso será plenamente recompensado pelo baixíssimo custo operacional”, ressalta o executivo.
Como destaques da nova marca, a transmissão e câmbio que maximizam a performance em condições de uso severas. A exclusiva transmissão DuraMatch provê mudanças de direção mais suaves, reduzindo os riscos de choques na operação. Um sistema de auto-desacaleração faz com que a vida dos freios dure 60% a mais, aumentando a vida útil dos pneus em cerca de 50%, minimizando os custos operacionais.
Sistemas hidráulicos mais modernos e eficientes reduzem as temperaturas, aumentando a vida útil de mangueiras e demais componentes. Testes realizados pela Hyster comprovaram uma redução de cerca de 30% nas paradas de máquina para manutenção.
O conjunto de força com novo design proporciona redução de até 20% no consumo de combustível. A Fortis possui ainda um sistema de auto-diagnóstico a bordo que permite um diagnóstico rápido e fácil, minimizando os tempos de parada e as trocas de peças desnecessárias. As melhorias no design da linha Fortis permitem movimentar cerca de 30% a mais de cargas em aplicações intensivas, e 6% a mais em operações de curta distância.
Com a Fortis, a Nacco lança o desafio de atingir 50% de share no mercado brasileiro de máquinas a combustão até 2,5 toneladas já em 2006. Ela espera fechar 2005 com índices superiores a 2004, quando atingiu cerca de 45% de participação. Para se ter uma idéia do crescimento da Nacco, em 2000 essa participação era de cerca de 25%.