Dia 29 de novembro a Coca-Cola Femsa inaugurou a nova linha de embalagens retornáveis em Jundiaí. Trata-se da segunda maior unidade do mundo na fabricação de produtos Coca-Cola, com capacidade para 1,1 bilhão de litros por ano. A linha terá capacidade para produzir 142 milhões de litros. Serão fabricadas embalagens de 200 e 250 ml e de 1 e 1,25 litro. O investimento total é de R$ 20 milhões, sendo 13 milhões na instalação e 7 milhões na atualização tecnológica das demais linhas de vidro. A retomada da utilização das embalagens retornáveis visa atender, principalmente, às classes C e D. Além de ser 20% mais barata, a garrafa de vidro ajuda a fidelizar o consumidor. Outro ponto favorável é o fato de o vidro ser 100% reciclável. Isso quer dizer que independe do números de vezes que o material for ao forno ela volta a ser uma garrafa de vidro. Já a embalagem PET, quando reciclada, não pode ser reutilizada para embalar alimentos. A distribuição das embalagens retornáveis não abrangerá, num primeiro momento, hipermercados, mas sim os pontos de venda das áreas onde se concentra a população com menor poder aquisitivo. Para estimular o uso da garrafa de vidro retornável, a Coca-Cola preparou uma campanha de marketing na TV e uma promoção que dará aos vencedores uma mesada de R$ 400,00. A Coca-Cola Femsa produz e distribui produtos Coca-Cola nos territórios de sua franquia: México, Brasil, Colombia, Venezuela, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Guatemala e Argentina e responde por 25% do mercado de produtos Coca-Cola no Brasil. Além de estar presente em São Paulo, a empresa atua no Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Goiás.