O Carrefour quer modificar o acondicionamento de frutas durante o transporte do campo para as lojas. Produtos como melancia, abacaxi e laranja, que antes eram enviados para os hipermercados em gaiolas de ferro, passaram a ser transportadas em caixas plásticas. Fabricadas com polietileno de alta densidade, as caixas, mais conhecidas como bins, possuem uma série de vantagens, afirma Antônio Franscisco de Assis Pereira, gerente geral da Plataforma de Osasco, responsável pelo abastecimento de 52 lojas no estado de São Paulo. Inicialmente, a mudança na logística de perecíveis do Carrefour estará concentrada nas lojas de São Paulo e Rio de Janeiro. As plataformas responsáveis pelo abastecimento desses pontos-de-venda adquiriram 700 e 500 caixas, respectivamente. "Alguns problemas comuns em grandes estabelecimentos como o Carrefour – como as perdas pelo acondicionamento inadequado de frutas, perda de espaço nas áreas de estocagem, demora no carregamento e descarregamento dos caminhões utilizados na distribuição (como também sua baixa taxa de ocupação), e a falta de padronização – estão sendo solucionados na medida exata com a implantação do sistema", explica o gerente comercial da Taurusplast, Ricardo Hoffmann.
"É um material resistente, que garante o acondicionamento perfeito das frutas e higiênico, por ser facilmente lavável", diz. Pereira destaca, ainda, seu aspecto estético, bastante superior ao das gaiolas de ferro.
As caixas foram fornecidas pela Taurusplast, empresa que trouxe para o Brasil o Tauruspack, um sistema que permite melhor aproveitamento das áreas de estocagem e a redução do índice de perdas em mais de 90%.
A plataforma do Rio de Janeiro, que atende 15 hipermercados Carrefour e 30 supermercados Champion, está fazendo teste para também utilizar os bins no transporte de batatas.
www.taurusplast.com.br