O comércio eletrônico no Brasil registrou um aumento significativo, representando agora 10% do varejo nacional. A pesquisa E-Shopper Barometer, conduzida pelo Grupo Geopost, revelou que 68% da população brasileira realizou compras online em 2023, um aumento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Segundo a pesquisa, os brasileiros estão comprando uma variedade de produtos online, com destaque para moda, calçados, produtos de beleza e cuidados com a saúde. Além disso, houve um aumento na procura por itens automotivos.
"Mesmo em um contexto desafiador, como o de inflação e juros altos, observamos um crescimento significativo no número de compradores online", destacou Bruno Tortorello, presidente da Jadlog.
Os consumidores estão cada vez mais sensíveis aos preços, com 77% considerando o valor do produto como o principal ponto na decisão de compra. No entanto, 72% acreditam que economizam dinheiro ao comprar online.
Para facilitar o processo de compra, os consumidores valorizam a entrega grátis, descrições detalhadas dos produtos e políticas de devolução flexíveis.
A pesquisa também revelou que a maioria dos consumidores brasileiros realiza compras em sites estrangeiros, especialmente chineses, norte-americanos e argentinos, em busca de melhores negócios.
Em relação à logística de entrega, os consumidores buscam segurança e conveniência, com destaque para a possibilidade de receber notificações em tempo real e previsões de entrega precisas.
"A oferta de opções de entrega sustentáveis e a crescente participação dos millenials e aficionados no e-commerce são tendências importantes a serem observadas", acrescentou Tortorello.
Diante desse cenário, empresas como a Jadlog estão investindo em soluções inovadoras para aprimorar a experiência de compra online, incluindo pontos Pickup e ferramentas de rastreamento em tempo real.