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Varejo Online fecha 2005 em R$ 9,9 bilhões

Por Redação em 11 de janeiro de 2006 às 15h31 (atualizado em 28/04/2011 às 12h33)

Número de compradores no País foi de 4,8 milhões no ano passado

A E-Consulting, empresa de desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), anunciaram o índice de varejo online (VOL) registrado no mercado brasileiro de 2005. No ano passado, as transações chegaram a R$ 9,9 bilhões, um valor 32% maior do que o movimentado em 2004 (R$ 7,5 bilhões), e correspondente a 3,43% do varejo total no País, segundo dados estimados a partir do índice-base do IBGE.

O VOL representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física). É medido pelo SRC (Strategy Research Center – Centro de Pesquisas em Estratégia) da E-Consulting Corp., que utiliza em seu racional de cálculo o faturamento dos principais representantes do comércio eletrônico nacional.

Em 2005, o número de compradores no comércio eletrônico foi de 4,8 milhões de pessoas (em 2004, foram 4,3 milhões) sobre um número total de usuários da internet de 29,3 milhões. “A dificuldade de acesso a crédito ao consumidor, a desconfiança dos usuários em relação à segurança do processo e dos meios de pagamento online e as dificuldades operacionais e de atendimento das lojas no começo de suas operações ainda impedem um crescimento maior desse canal de venda”, afirma Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting e vice-presidente de Estratégia, Métricas e Conhecimento da Camara-e.net. O valor do ticket médio está hoje na marca de R$ 321,00.

“A falta de confiança entre as duas partes que realizam o comércio, o lojista e o consumidor, dificulta um maior crescimento do setor. Se cada ponta estivesse munida devidamente com um documento que atesta a idoneidade da outra parte, esta questão seria rapidamente resolvida. Para tanto, bastaria um e-CPF ou um e-CNPJ, documentos que precisam urgentemente ganhar força no Brasil”, acredita Manuel Matos, presidente da Camara-e.net. A câmara é uma entidade multisetorial de economia digital no Brasil e América Latina, voltada ao negócio eletrônico como fator de desenvolvimento econômico.

 “O setor que mais impulsionou o crescimento do comércio eletrônico de 2004 para 2005 foi o turismo. O volume de passagens aéreas aumentou significativamente nos últimos meses do ano, bem como as vendas das agências de viagens”, completa Cid Torquato, diretor Executivo da Câmara-e.net.

www.e-consultingcorp.com.br
www.camara-e.net

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