A UPS lançou nos Estados Unidos, depois de um processo de incubação na companhia de investimentos corporativos BCG Digital Ventures, uma nova empresa de tecnologia e plataforma digital chamada Ware2Go. A novidade tem como objetivo conectar comerciantes que vendem para outras empresas e precisam atender rapidamente os pedidos on-line de seus clientes a espaços disponíveis de armazenagem e serviços de execução.
O novo negócio da UPS, do qual a BCG Digital Ventures detém participação financeira minoritária, aumenta o pacote de soluções de e-commerce oferecidas pelo operador logístico, e foi criado para dar suporte a empresas de pequeno e médio porte, como lojistas quee possuem espaço limitado de armazenagem.
“A Ware2Go utiliza tecnologias on-line inovadoras para combinar armazenagem excedente e capacidade de execução com a demanda do comerciante, a fim de oferecer transparência no estoque, execução de pedidos e entrega final”, afirma Scott Price, diretor executivo de Transformação e Estratégia da UPS. “Estamos solucionando dois grandes problemas: velocidade de colocação no mercado e armazenagem eficiente”.
A plataforma encontra e certifica armazéns em locais estratégicos, estabelecendo uma rede controlada de parceiros de execução de pedidos. Assim, os comerciantes podem alocar seus produtos mais perto de seus clientes, sem a necessidade de pesquisar ou avaliar fornecedores, ou ainda de assumir compromissos de longo prazo e grande volume.
Baseada na nuvem, a Ware2Go oferece aos comerciantes uma solução completa e integrada de execução de pedidos – armazenagem, retirada, embalagem e frete – com a garantia de entrega em dois dias pela UPS. Como a plataforma gerencia a relação com os armazéns, os comerciantes têm uma qualidade de serviço e um preço que talvez não tivessem por conta própria.
Quando um armazém se cadastra na Ware2Go, ela combina capacidades e recursos ociosos com empresas de comércio. A plataforma então identifica os comerciantes que buscam serviços de execução de pedidos e ativa, gerencia e fatura os clientes de forma a possibilitar que os operadores de armazéns preencham sua capacidade disponível com rapidez e facilidade, sem a necessidade de equipes de vendas ou supervisão administrativa.
A novidade beneficia também proprietários de armazéns, que podem expandir sua rede de clientes com uma plataforma de gerenciamento simplificada e que proporciona visibilidade. “A flexibilidade que a Ware2Go oferece aos comerciantes e operadores de armazéns, especialmente empresas dos setores industrial, automotivo e tecnológico, significa que eles podem competir com mais eficiência e lucratividade no mercado”, afirma Price.