A JadLog, um dos principais players de logística de cargas expressas e fracionadas do país, comemora o crescimento expressivo de suas atividades, principalmente aquelas voltadas ao atendimento do consumidor final, o chamado B2C. Embora também atenda as empresas, no B2B, é no atendimento em domicílio que a empresa vê as maiores oportunidades, devido, entre outros fatores, ao crescimento do comércio eletrônico, que tem apresentado evolução de mais de 25% nos últimos anos no Brasil.
“O porta a porta tem crescido principalmente em função do e-commerce, que tem performance acima de qualquer outro mercado” ressalta o diretor Comercial da JadLog, Ronan Hudson. Além disso, ele destaca outros motivos para o aumento das entregas fracionadas, que são especialidade da empresa. “O pequeno e médio lojista, principalmente aquele que opera em shopping centers, não quer ter estoque, porque prefere usar a área – que tem alto custo – para a exposição de produtos. Com isso, ele consegue um fluxo de caixa melhor e repõe o estoque à medida que vai vendendo.”
Entre as atividades de entrega fracionada da empresa, ele destaca a operação de entrega de livros didáticos, em função do envio de amostras das editoras para as escolas, que no final de março/início de abril representaram uma intensa movimentação para a empresa, correspondendo a cerca de 30 toneladas por semana, que vem sendo realizada por via aérea para agilizar a operação, ficando a última milha a cargo do modal rodoviário. “Os livros têm de chegar o mais rapidamente possível às escolas, para que os professores possam escolher aqueles que vão entrar na grade.” Além dessas entregas, outras de livros com prazo normal são enviadas diretamente por rodovia.
Outra operação pontual destacada por Hudson é a que está sendo feita para uma empresa de pagamento eletrônico de pedágios. Por uma mudança na regulamentação, a companhia terá de substituir todas as tags de seus clientes – que totalizam 4,5 milhões de veículos –, num prazo de seis meses. “Esta operação totaliza cerca de 1,1 milhão de encomendas, com prazo determinado”, explica o executivo.
Quanto às atividades não pontuais, ele destaca, no segmento de e-commerce, as operações doWal Mart, Centauro e Saraiva, para a qual faz também o abastecimento de lojas. Outros setores atendidos são a assistência técnica para empresas como Sony, Positivo e Lexmark; de medicamentos, para entrega em hospitais de todo o país; de aparelhos médico-hospitalares, que inclui logística reversa; material promocional, autopeças e cosméticos.
Hudson conta que a logística reversa tem se destacado como um cartão de visitas da empresa, devido à sua expertise na coleta. “Esta é uma atividade que, embora muitos ofereçam, quase sempre é terceirizada ou quarterizada. Na JadLog não. Ela é feita por nossa própria rede de franqueados, que é composta por mais de 500 pontos em todo o Brasil. Isto faz toda a diferença”, destaca. O volume oriundo da logística reversa já representa cerca de 10% do total transportado pela empresa.
AJadLog dispõe de tecnologia adequada ao rastreamento e confirmação das entregas, que é disponibilizada aos clientes para que eles possam acompanhar a operação. Uma dessas tecnologias é um aplicativo para smartphones e tablets chamado Baixa on Time, através do qual o entregador abastece o sistema com informações da entrega em tempo real, o que é atualizado imediatamente ao cliente.
Ano promissor
Hudson destaca o movimento acima da média observado no ínicio deste ano, período que é normalmente de baixa atividade. “Nosso movimento de janeiro foi maior que o de novembro e dezembro juntos e fevereiro foi maior que os três meses anteriores, o que é excepcional. E, em março, mesmo com o Carnaval adiando em quase uma semana o ínicio do mês, alcançamos os índices de fevereiro. Ou seja, este ano está promissor”, comemora, informando que, no primeiro bimestre de 2014, a empresa movimentou 1,9 milhão de encomendas, 15% acima do mesmo período de 2013.
A JadLog faturou R$ 325 milhões no ano passado, volume 11% superior ao ano anterior, tendo transportado 7,1 milhões de unidades no período, contra 6,4 milhões em 2012. Para 2014, a empresa projeta um crescimento de 15% sobre 2013.
O diretor destaca que os investimentos em tecnologia e frota são constantes. Hoje, a empresa dispõe de cerca de 240 conjuntos de caminhão e carreta, além de mais de mil veículos utilitários. Quase a totalidade das transferências e entregas B2B é feita com frota própria e, as entregas de rua, no chamado last mile, são feitas pelos franqueados.
“A rede de franqueados continua crescendo, mas não na mesma proporção de antes, porque já chegamos às grandes e médias cidades, e há muitas pequenas que não comportam uma franquia exclusiva. Nestes casos, temos o que chamamos de franquias compartilhadas, que são lojas que vendem, por exemplo, material de informática, em que colocamos um balcão nosso para atendimento. É bom para eles, pois é um chamariz para o seu negócio, e viabiliza a franquia para nós”, conta Hudson, informando que a JadLog possui, atualmente, 88 unidades compartilhadas.