A Ativa Logística anunciou, em novembro, a ampliação de seu centro de distribuição localizado na capital paulista. Situado em um terreno de mais de 25.000 m², a estrutura passa de 5.907 m² para 13.000 m² de área construída.
O CD, que conta com 24 docas, foi projetado para operar no sistema de cross-docking, proporcionando maior agilidade ao redirecionamento das cargas, sem a realização de armazenagem prévia. Os investimentos na unidade incluem ainda uma área totalmente dedicada a mercadorias do setor farmacêutico e monitoramento eletrônico 24 horas interno e externo, com sistema de câmeras e alarmes.
As operações de distribuição, realizadas entre São Paulo e as 23 filiais da Ativa – localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina –, movimentam cerca de oito mil toneladas todos os meses. A carga transportada é composta, em sua grande maioria, por pacotes pequenos contendo mercadorias dos setores de cosméticos, medicamentos e correlatos.
Com os investimentos na ampliação do CD paulista, a empresa projeta um aumento de 30% em sua capacidade logística. De acordo com o diretor da Ativa Logística, Newton Tosim, a expansão da estrutura já estava nos planos da empresa desde 2011. “Para concretizar nossas metas de crescimento, pretendemos ampliar nossa atuação para outros segmentos, como têxtil e calçados. Além disso, nossa nova estrutura também está preparada para atender às necessidades do mercado, incluindo o aumento do volume de cargas de épocas sazonais como o fim de ano”, afirma.
Os valores envolvidos na ampliação não foram divulgados. Sem revelar mais detalhes, a Ativa projeta agora investimentos na renovação e ampliação de sua frota, por meio do Finame (Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, a empresa conta com uma frota composta por mais de 500 veículos.