O CDI tem 12 mil m2, 26 docas e capacidade para 18 mil paletes. "Antes da unificação, o armazém era utilizado apenas para armazenagem de produtos da Cereser e possuía uma estrutura ampliada para atender o pico de volume e demanda por espumantes que acontece em função das festas de final de ano. Agora, esta estrutura será usada também pela Castelo", informa Davi Antonio Maneta, gerente de Logística das duas empresas. A Cereser, que produz vinhos, sidras, vodca, aguardente e sucos, fica a 11 km da Castelo, que tem entre sua linha vinagre, molhos e produtos para salada. Mesmo assim, explica o executivo, cargas que saíam das duas empresas para um mesmo destino – o que ocorre com freqüência – eram transportadas por caminhões diferentes e faziam trajetos distintos. "Agora, com a consolidação das cargas, ganhamos em agilidade e eficiência. O mesmo caminhão que passa na Cereser vai até a Castelo e leva os produtos ao cliente. Com esse sistema, a retirada de produtos foi agilizada em pelo menos meio dia". Maneta diz que a vantagem é ainda maior quando é possível atender dois clientes na mesma rota ou, ainda, quando o mesmo caminhão é usado para transportar matéria-prima para abastecer as duas empresas e, em seguida, segue viagem com produto final. A unificação viabilizou o atendimento de um maior número de pedidos dos clientes. "Se um varejista, por exemplo, pedia 1.200 kg de produtos da Cereser, a entrega não era feita pois era considerado um pedido muito pequeno para mobilizar um caminhão. O mesmo acontecia na Castelo. Hoje, se o cliente fizer um pedido desta quantidade para as duas empresas, a soma que dá 2.400 kg viabiliza a entrega". Os ganhos também acontecem quando o cliente vem retirar os produtos. "Antes ele tinha que pegar duas filas, uma na Cereser e outra na Castelo. Agora, ele retira tudo no CDI", diz Maneta. Operando com frota toda terceirizada, o Grupo Cereser passou a ter maior poder nas negociações com transportadores e agregados. "Consolidando o volume das duas empresas, passamos a negociar de forma unificada e temos vantagens nos fretes". Com o CDI em funcionamento, as duas empresas criaram o Sistema de Agendamento de Cargas para Representantes e Clientes Cereser e Castelo, através do telefone gratuito 0800-7014585. "Com este serviço, os clientes, transportadores e agregados podem agendar coletas. Dessa forma, quando o caminhão chegar ao CDI, a mercadoria já vai estar pronta para o carregamento. Sem o agendamento, o pedido vai começar a ser separado somente quando o veículo chegar ao CDI e todo o processo até o carregamento pode levar até cinco horas". Viti-Vinícola Cereser:
Castelo Alimentos: www.casteloalimentos.com.br