A Giuliana Flores, companhia que comercializa flores pela internet, informa que adotou uma nova ferramenta – desenvolvida pela AirClic – a fim de racionalizar as entregas e dar visibilidade operacional. Segundo o gerente de Marketing da Giuliana Flores, Juliano Souza, a novidade, que, entre outras funções define e otimiza as rotas, foi implementada no início do mês de agosto. Por isso, diz, ainda não é possível mensurar as melhorias. O valor investido não pode ser revelado.
Apesar de ainda não possuir números, o executivo conta que a tecnologia já trouxe dinamismo, agilidade e precisão nas entregas. Ele explica como o trabalho era realizado anteriormente. “As operações eram feitas de forma manual. Tínhamos pessoas que eram encarregadas em separar os pedidos por região de entrega, pessoas ligando aos motoristas e atualizando manualmente durante todo o dia as entregas feitas, entre outros recursos que dependiam de concentração e disposição humana”, resume.
De acordo com Souza, agora tudo é automatizado e os profissionais anteriormente responsáveis pelas atividades foram reposicionadas na empresa. “O software monta os romaneios de forma a deixar o roteiro do motorista mais preciso e rápido”, diz. Outras iniciativas foram adotadas devido à aplicação da ferramenta. “Todos os motoristas que realizarem entregas na Grande São Paulo têm celulares com uma aplicação móvel integrada para atualizar o sistema após deixarem a encomenda no local de destino”, conta.
Os pedidos realizados junto à Giuliana Flores saem de uma única central para mais de 5 mil cidades brasileiras em parceria com os Correios e transportadoras. Os clientes da floricultura também recebem e-mails ou SMS com cada etapa do processo até a finalização da entrega.