A Faster Air Express, agente de carga aérea doméstica, pertencente ao Grupo Faster Brasex, comemora os resultados obtidos com a adoção da ferramenta que chama internamente de Baixa Online. À medida que o serviço é concluído, o próprio motorista efetua a baixa no aparelho. O projeto demorou oito meses para ser desenvolvido. Em março deste ano, entrou em operação e, em junho, foram realizadas melhorias na tecnologia. Augusto Machado conta que, antes, em caso de qualquer ocorrência no momento da entrega – mercadoria errada, recusa no recebimento, entre outras – os motoristas entravam em contato com a Faster Air Express via rádio. Porém, os profissionais retornavam à empresa somente no fim da tarde com as ocorrências e as pendências eram resolvidas no dia seguinte pelo responsável no setor. "Em alguns caso até conseguíamos resolver no mesmo dia, mas nem sempre", relata. Agora, a baixa de entrega é feita em tempo real e o cliente já tem a informação na hora. Os motoristas informam a ocorrência no mesmo instante para a empresa, por meio de um menu com mensagens pré-configuradas e o código da ocorrência, no aparelho. Dentro da Faster Air Express, o sistema foi batizado de Baixa Online, mas na Compera ele é chamado de Dispara. "Conseguimos otimizar a rota dos motoristas, melhoramos o tempo e a performance e aumentamos o volume das entregas em 20%", comemora Augusto Machado. A vantagem do sistema é o baixo custo. A Faster Air investiu R$ 20 mil ao todo. "É muito barato. Não precisamos investir grandes somas de capital para agregar valor ao produto", atesta o diretor de Logística. A tecnologia pode ser usada em diversos aparelhos do tipo Nextel e celulares.