A iniciativa tem por objetivo expandir sua atuação no mercado de forma rápida e segura
Líder no mercado de feijão na região Sul, com a marca Caldo Bom, a Stival Alimentos de Campo Largo (PR) acaba de anunciar sua primeira operação de broker – modelo de distribuição no qual apesar da operação física ser feita por um distribuidor, o faturamento das vendas continua sendo da indústria produtora. Atualmente tem como parceiros regionais para essa operação as empresas Dori, de Londrina, e GPVale, de Campo Mourão, mas a empresa já adianta que pretende chegar a um total de sete brokers atuando nos três estados do sul até o fim do ano. A adoção desse modelo de distribuição é uma estratégia da empresa para ampliar sua participação no mercado de maneira mais rápida e segura. Segundo informa a Stival, dessa maneira poderá incrementar as vendas em regiões em que não conseguiria chegar com uma equipe própria, além de ter acesso direto ao cadastro de clientes distantes e agilidade de entregas, já que o estoque fica com o operador local. Em relação ao que considera como obstáculos inerentes a este processo, como o risco de crédito do fabricante, maior volume de estoques e margens de vendas menores para poder remunerar os brokers, a empresa declara que devem ser compensados com o resultado positivo de vendas no menor tempo possível e com um investimento relativamente baixo: “Nosso objetivo é obter um incremento de 30% no faturamento total da empresa ainda em 2011”, afirma Alexandre Stival, diretor de Negócios. Em 2010 o faturamento da empresa foi de R$ 80 milhões. Fundada em 1971, a Stival Alimentos possui linha de produtos com mais de 300 itens, elaborados em suas duas unidades fabris. www.stival.com.br