A Tag, empresa que detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, e a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), responsável pela distribuição de gás natural em toda a Bahia, nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico, assinaram os primeiros contratos de transporte de gás natural entre uma transportadora e uma distribuidora de gás no país, após a abertura do mercado no setor.
Os quatro acordos visam atender ao suprimento de gás no estado da Bahia e preveem um volume total de saída de 1,3 milhão de m³/dia. O processo público de oferta de capacidade, iniciado pela Tag em novembro de 2021, obteve resultados positivos para a abertura do mercado, sendo conduzido por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC), plataforma digital para contratação de serviços das transportadoras do sistema integrado nacional. O processo culminou em 32 contratos firmados com seis grupos econômicos distintos, que contabilizam cerca de 20% da capacidade contratada da Tag na malha integrada.
“O acordo firmado com a Bahiagás está alinhado à melhor utilização do modelo de contratação de transporte por entrada e saída, garantindo a otimização do portfólio da distribuidora e maior liquidez para a contratação da molécula do gás em favor de seus clientes”, afirma Ovidio Quintana, diretor Comercial & Regulatório da Tag.
“A possibilidade de poder gerir a capacidade de transporte na malha de dutos da Tag traz ainda mais eficácia para o usufruto do portfólio inovador montado pela companhia para o atendimento ao mercado baiano, permitindo a otimização dos nove novos contratos de suprimento, firmados com os oito produtores que fornecem o energético para a Bahiagás. A companhia poderá atender, com maior eficácia, os principais nichos da sua carteira de clientes, utilizando da melhor forma possível as vantagens de cada um dos contratos”, finaliza Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás.