Os Correios começaram em outubro a distribuição de mais de 1 milhão e 600 mil kits gratuitos com antena e conversor digital para os moradores de São Paulo e Região Metropolitana. A operação, que vai até fevereiro de 2017 na região, faz parte do Programa Seja Digital e vai beneficiar os cadastrados nos Programas Sociais do Governo Federal.
A empresa está armazenando, transportando e entregando os kits em 59 postos de entrega, entre agências e centros de distribuição domiciliária. Na primeira fase, postos de doze municípios estão distribuindo o material: Embu das Artes, Embu Guaçu, Vargem Grande Paulista, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Ibiúna, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar e Mairiporã. Posteriormente, além da capital paulista, outros 26 municípios da Região Metropolitana também serão atendidos pelos Correios com a entrega dos equipamentos.
Para receber o kit, os beneficiários de Programas Sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica deverão ligar para o número 147 e agendar a retirada da antena e conversor em um dos postos de distribuição. Até o início da semana, mais de 100 mil agendamentos já foram realizados.
Formada pelas operadoras vencedoras do leilão das licenças 4G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD), a Seja Digital é a responsável pela gestão da migração entre o sinal analógico e digital da televisão no Brasil. A EAD tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e distribuindo os kits conversores para as famílias cadastradas no programa Bolsa Família.
Até o fim do processo de desligamento do sinal analógico no país, em 2018, mais de 14 milhões de famílias devem receber o kit.