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Investimentos e novos produtos na mira da Bandag

Por Redação em 1 de março de 2005 às 18h02 (atualizado em 13/05/2011 às 15h49)

Completando, nesta última sexta-feira (25/02), 30 anos de atividades no Brasil, a Bandag comemorou também a ampliação da capacidade produtiva, o sucesso das exportações e certificação de distribuidores nas normas ISO, e anunciou planos e lançamentos para 2005.

Surgida em 1957 nos Estados Unidos, a empresa hoje está presente em 117 países, com participação em mercados como Estados Unidos, América Latina, Europa e Sudeste Asiático, recapando anualmente 15 milhões de pneus. O Brasil é a maior operação da Bandag fora dos Estados Unidos. Demonstrando sua interação com o mercado brasileiro, a matriz tem como vice-presidente internacional um brasileiro, o gaúcho Frederico Kopittke, que durante seis anos comandou a filial do Brasil.

Roberto Ducatti, gerente-geral da Bandag Mercosul, anunciou para o decorrer do ano o lançamento de quatro desenhos de banda para utilização nos eixos de tração e nos eixos livres.

O gerente de inovação da empresa, Adriano Conter, adiantou que estão sendo desenvolvidas novas soluções de desenhos de bandas para aplicações específicas, ou seja, adequados para a operação do transportador, levando em conta ainda detalhes como tipos pavimentos onde o caminhão costuma rodar e o tipo de carga. Um desses desenhos é especifico para o primeiro eixo e visa a evitar os efeitos do arraste, proporcionando melhor rendimento para o transportador.

Investimento

Durante 2004 e no início de 2005 a Bandag está aplicando valores superiores a US$ 6 milhões na revitalização da fábrica de Campinas – em equipamentos como bambolis e moinhos, visando o aumento da capacidade de produção, e no sistema de resfriamento da água utilizada no processo de produção das bandas.

A Bandag é a única a contar com mais de 40 concessionárias certificadas ISO 9001:2000. Um dos pontos altos da comemoração dos 30 anos da empresa, aliás, foi a entrega da certificação às 17 empresas que passaram pelo processo de qualidade total durante o ano de 2004. Ao longo de 2005, um novo grupo de concessionárias estará em fase final de adequação às normas. A rede é composta por 140 concessionários.

A empresa fabrica os equipamentos utilizados por suas concessionárias na recapagem de pneus. Em 2004, investiu cerca de US$ 1 milhão no desenvolvimento de um novo aplicador de bandas ou builder, para otimizar processos e reduzir custos dos concessionários. "Em breve vamos lançar o NDT2BR, um analisador de perfurações na carcaça, com capacidade para detectar micro-furos no pneu não visíveis a olho nu", revela Ducatti.

A filial brasileira exporta para o México, África do Sul, Estados Unidos e Ásia. E o mercado de exportação exige diferenciais, o que se traduz em mais investimentos, afirma o executivo. "Para esses mercados, a Bandag oferece 72 moldes de bandas diferentes com um custo estimado de desenvolvimento de US$ 30 mil cada, o que representa quase US$ 2,5 milhões, sem contar os valores investidos em treinamento de pessoal especializado", comenta o gerente geral, acrescentando que 10% do resultado de toda a corporação são gerados aqui no Brasil.

Benefícios

Defensor da recapagem, Ducatti afirma que os benefícios dessa prática podem ser medidos em números: o total de pneus de carga recapados anualmente no Brasil gira em torno de 8 milhões e, para cada recapagem, são consumidos sete galões de petróleo. Já a fabricação de um pneu novo demanda 28 galões. "Levando-se em conta que são produzidos anualmente cerca de 4 milhões de pneus novos, a recapagem representa uma economia de divisas em petróleo, além de gerar cerca de 25.000 empregos diretos", avalia.

Segundo o executivo, o Brasil tem hoje a menor proporção de preço de um pneu novo para uma recapagem. "Dependendo da marca fica entre 20% e 25% do valor do pneu novo. Nos EUA chega até 40%".

Ducatti alerta que um bom produto final depende de uma boa matéria-prima, ou seja "uma carcaça íntegra". Ele afirma que aproximadamente 25% de todos pneus coletados para recapagem são recusados porque não cumprem as condições exigidas pela empresa.

A Bandag trouxe para o Brasil, há 30 anos, o conceito de recapeamento "a frio", ou seja, com a temperatura de vulcanização abaixo de 100º C, hoje largamente adotado pelas empresas do setor.

Atualmente, a empresa possui quatro plantas: três no interior de São Paulo (duas em Campinas e uma em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba) e uma unidade em Mafra (SC).

A rede exclusiva de concessionárias tem mais de 140 unidades, às quais se somam os mais de 70 centros de serviços BTS (Bandag Truck Service), outro diferencial da marca. Em 2005, a rede de BTS vai ganhar mais 30 centros de serviços.

Wilson Ronzella, coordenador do Projeto de Qualidade da Bandag, recorda que a empresa foi a primeira a receber o Selo NTC & Logística de Qualidade em três categorias: Bandas para Pneus, Programa ControlBan (software para controle de pneus) e Serviços de Recapagem, através das concessionárias que já possuem a certificação ISO 9001:2000.

www.bandag.com.br

 

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