Ibovespa
130.252,27 pts
(-0,41%)
Dólar comercial
R$ 5,68
(0,43%)
Dólar turismo
R$ 5,89
(-0,05%)
Euro
R$ 6,17
(0,70%)

Dicico aumenta produtividade em CD

Por Redação em 28 de janeiro de 2005 às 15h17 (atualizado em 29/04/2011 às 16h08)

   A Dicico, rede varejista de materiais de construção, desenvolveu seu próprio software para controlar todos os passos entre a entrada e a saída dos materiais em seu centro de distribuição localizado em São Paulo. Gerson de Paula, diretor de Logística da empresa, informa que a solução foi criada pela Dicico utilizando a plataforma da Genco (desenvolvedora de softwares operacionais). Por exemplo, a parte de armazenagem e digitalização de notas é da Genco, mas todas as outras funcionalidades da solução foram desenvolvidas pela rede varejista a partir de dados daquela plataforma.

   O CD opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e expede uma média de 15 mil toneladas de produtos mensalmente. O software foi criado para controlar toda a movimentação realizada ao longo de 25 mil m2 de área de armazenamento expansivo, que pode se estender por mais 20 mil m2.

   A partir da informatização do CD, a entrada de material é controlada desde a digitalização da nota fiscal na Área de Recebimento, e todo o processo de conferência é feito via radiofreqüência. Após o recebimento, o próprio software determina o local onde o produto deverá ser posicionado na área de armazenamento. O próximo passo é na área de separação, na qual os pedidos de cada cliente são direcionados e dispostos em diferentes boxes e são encaminhados para o setor de Expedição do CD, local onde são realizados os carregamentos e a entrega de materiais.

   Antes da implantação do software, um operador separava, em média, entre seis e sete cargas por noite. Agora, esse número subiu para dez. A capacidade de armazenagem também aumentou entre 30% e 40%. Mais de 60% das vendas da Dicico são entregues diretamente na casa dos clientes. Assim, a solução possibilitou economia de tempo e dinheiro, com a diminuição do custo do frete e a entrega mais rápida das mercadorias em cada loja. O diretor de Logística da Dicico afirma que a logística eficiente é um agregador de vendas para a rede: "Todo esse controle permitiu a garantia da entrega em 24 horas e isso é um diferencial nosso".

   O centro de distribuição da empresa conta com área de centralização de entregas (cross-docking) de 2 mil m2 para fornecedores de auto serviço. É onde os fornecedores efetuam as entregas em um só lugar ao invés de ir de loja em loja. Mais tarde, esses materiais são separados por boxes e despachados no primeiro horário do dia, às 7 horas da manhã. O carregamento acontece todos os dias às 22 horas. O tempo médio de retirada dos produtos no centro de distribuição é de 12 minutos.

www.dicico.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar