O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, que conta com 2.812 tomadas, registrou, no último mês de agosto, a movimentação de 6.507 contêineres refrigerados. Do total, 95% foram embarcados e o restante recebido pelo terminal. O volume representa mais de 162 mil toneladas de carnes, entre bovinos, suínos e frango.
Segundo o diretor superintendente Comercial do TCP, Juarez Moraes e Silva, a empresa deve fechar 2014 com a movimentação de 70 mil contêineres refrigerados, crescimento de 15% frente ao ano anterior. “O TCP trabalha junto aos produtores para oferecer a infraestrutura e a agilidade necessárias para atender o crescimento das exportações brasileiras de congelados, reduzindo os custos em toda a cadeia e o tempo de trânsito destas cargas”, diz.
O executivo destaca, ainda, que o terminal ao longo dos anos opera a fim de desenvolver parcerias de longo prazo com toda a cadeia e ampliar a exportação de congelados no Paraná. Entre os principais destinos dos congelados brasileiros estão a Ásia e a Europa.