A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) divulgou os números do setor referentes ao primeiro trimestre deste ano. De acordo com a entidade, as vendas no período registraram queda de 5,41% frente aos três primeiros meses de 2013.
O segmento pesado (reboques e semirreboques) apresentou retração de 5,39%. De janeiro a março de 2014 foram comercializadas 13.950 unidades, ante 14.744 no mesmo período do ano anterior. Já no setor leve (carroceria sobre chassis) a queda foi de 5,42%. Ao todo, foram comercializados no primeiro trimestre deste ano 22.589 implementos, contra 23.883 no mesmo período de 2013.
Segundo o presidente da Anfir, Alcides Braga, o recuo aconteceu antes de o mercado passar pelos principais eventos do calendário, como a Copa do Mundo e as eleições. “Assim, se não houver nenhuma alteração no ritmo da economia ou não for concedido nenhum incentivo ao mercado para estimular os negócios, estimamos que a queda poderá ser superior aos 5% previstos em fevereiro”, diz.
Apesar do desempenho tímido, o executivo ainda espera um cenário promissor devido aos negócios motivados pela Copa do Mundo, aliado à perspectiva de safra agrícola superior ao último exercício. Ele, porém, faz um lembrete. “Só esses fatores não serão suficientes para impedir que a indústria registre queda, com perdas para todas as empresas do setor”, salienta.