A Volvo divulgou ontem, dia 11 de fevereiro, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, os números registrados no acumulado de 2013. Ao todo, foram comercializadas 20.731 unidades de janeiro a dezembro do ano passado, crescimento de 30,6% na comparação com 2012, quando as vendas da marca de origem sueca contabilizaram 15.878 caminhões.
O desempenho de 2013 é superior ao registrado em 2011, até então o melhor ano da empresa no Brasil, quando emplacou 19.069 unidades. “Mesmo diante de uma economia com crescimento baixo, 2013 foi um excelente ano para o negócio de caminhões do Grupo Volvo”, analisou Bernardo Fedalto, diretor Comercial de Vendas e de Marketing dos Caminhões Volvo no Brasil.
Para Sérgio Gomes, diretor de Estratégia de Caminhões do Grupo Volvo na América Latina, o resultado mostra que os veículos da montadora estão ganhando ainda mais espaço no setor de transportes brasileiro. “Nossa oferta de caminhões e de produtos de pós-venda nunca foi tão grande, com modelos de veículos que atendem a todas as necessidades dos transportadores em diferentes segmentos”.
O ano passado marcou ainda crescimento na participação de mercado nos segmentos de pesados e semipesados, alcançando 20%, aumento de 1,8 ponto percentual na comparação com 2012. “A cada cinco caminhões destas categorias vendidos no Brasil, um é Volvo”, comemorou Fedalto. A linha de caminhões semipesados VM é a grande responsável por esta evolução. Em 2013, foram emplacados 5.752 VMs, 23,9% a mais que as 4.643 unidades de 2012.
Considerando toda a América Latina, o Grupo Volvo comercializou em 2013 um total de 29.518 caminhões, das marcas Volvo, Mack, Renault e UD. O número representa acréscimo de 25% em relação às 23.589 unidades vendidas no ano anterior. Além do Brasil, Argentina, Peru e Chile são mercados muito importantes para a empresa.
“Estes excelentes resultados que tivemos em 2013 são fruto dos contínuos investimentos que o Grupo Volvo tem feito no Brasil e de uma rede de concessionárias forte e comprometida”, destacou o presidente da empresa na América Latina, Roger Alm.