O Terminal Portuário Portonave (SC) divulgou, em janeiro, seu balanço de movimentações de 2012. Com 620 mil TEUs movimentados, e um crescimento de 13,7% em relação a 2011, o terminal portuário, que possui cinco anos de operações, já ultrapassou a marca de 2,4 milhões de TEUs. Esse crescimento registrado no ano passado é reflexo da atracação de navios maiores, conquista de novas linhas e da eficiência das operações realizadas no terminal.
O destaque das movimentações de 2012 ficou por conta da carga reefer (contêineres refrigerados), que registrou aumento de 24,5%. As exportações também tiverem resultados positivos, crescendo 19,5% no período. O principal produto exportado foi a carne congelada, seguido por madeira e tabaco. O melhor mês de operações para o terminal em 2012 foi setembro, com movimentação recorde de 60.606 TEUs.
Para o diretor-superintendente Operacional de Portonave, Renê Duarte, os resultados crescentes indicam a consolidação do terminal portuário. “Em apenas cinco anos, conquistamos a posição de líder em movimentações de contêineres do estado de Santa Catarina”, completa o executivo.
Na opinião do diretor-superintendente Administrativo de Portonave, Osmari de Castilho Ribas, a infraestrutura consolidada do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú e a eficiência das empresas, dos órgãos e autoridades que atuam na região, também são fatores decisivos para o bom desempenho. Além disso, a parceria com clientes e o trabalho em equipe, também são fundamentais. “Sem a dedicação dos nossos colaboradores não teríamos atingido este resultado. Esta é uma conquista de todos nós”, enfatiza Ribas.
O Portonave emprega mais de 860 colaboradores diretos. O município de Navegantes, onde fica localizado, também se beneficiou com o crescimento do terminal, arrecadando mais de R$ 6 milhões em Imposto Sobre Serviço (ISS).
Atracação de navios de grande porte
Desde outubro de 2012 , a Portonave aumentou a movimentação de contêineres e reduziu o número de escalas de navios. No primeiro semestre, a média de atracações por mês foi de 51 embarcações. Já nos últimos meses do ano, este número baixou para 47. Isto é resultado da atracação de navios com mais de 300 metros no terminal.
Os testes para manobras com embarcações maiores foram iniciados no dia quatro de outubro, com o navio MSC Luisa. Desde então, navios com cerca de 304 m escalam regularmente Portonave. Até agora já foram realizadas aproximadamente 20 escalas com embarcações de grande porte.