O Porto de Santos registrou um crescimento na movimentação de contêineres em 2011, proporcionando um salto de 13 posições no ranking mundial de portos, que é elaborado pela revista britânica Containerisation International.
Com a movimentação de 2.985.992 TEUs no ano passado, o porto saltou do 43º lugar para o 30º. Dentre os 30 portos de maior movimentação, Santos foi o que mais posições subiu no ranking, chegando, com isso, ao segundo posto se levarmos em conta apenas os terminais da Costa Leste do continente americano. O melhor da região foi o Porto de New York/New Jersey, nos Estados Unidos.
O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Renato Barco, anunciou a nova posição de Santos durante a última reunião do Comitê de Infraestrutura e Logística em setembro de 2012. O executivo atribuiu o bom desempenho em 2011 à capacidade de atendimento, ao bom índice de produtividade dos terminais instalados em Santos e ao bom momento da economia brasileira.
Barco destacou ainda a entrada em operação de dois novos grandes terminais no final deste ano. Trata-se do BTP e Embraport, que devem triplicar a capacidade do porto para contêineres, garantindo a crescente demanda da movimentação.
Crédito da foto: Sérgio Coelho - CODESP