A América Latina Logística (ALL) informa que atingiu, em 2011, receita de R$ 3,7 bilhões e geração operacional de caixa de R$ 1,5 bilhão. “O ano foi marcado por importantes realizações que reforçaram os fundamentos de longo prazo do negócio ferroviário e pela consolidação da estratégia de criar novos negócios a partir da nossa infraestrutura ferroviária”, afirma Paulo Basílio, presidente da ALL.
O volume transportado aumentou em 8,2% em comparação a 2010, registrando um bom desempenho operacional e forte ganho na produtividade dos ativos. Além disso, a participação de marcado da ALL também cresceu especificamente no segmento agrícola. Em 2011, o investimento ferroviário da ALL foi de R$ 872 milhões, sendo R$ 216 milhões na construção da ferrovia até Rondonópolis (MT).
Apenas no quarto trimestre, a bruta consolidada atingiu R$ 857 milhões, 22,5% maior do que em 2010, enquanto a geração operacional de caixa aumentou 14,1%, para R$ 274,1 milhões.
Ações
Algumas iniciativas, segundo a companhia, contribuíram para o desempenho registrado em 2011. A criação de empresas que completam e suportam os serviços ferroviários, foi uma das estratégias. A Brado Logística, subsidiária da ALL que presta serviços de logística intermodal de contêineres, por exemplo, iniciou suas operações no segundo trimestre.
Já no terceiro trimestre, a companhia criou a Ritmo Logística, empresa 100% voltada para o negócio rodoviário e que, além das operações de soluções dedicadas, pretende ampliar a participação no segmento de serviços de ponta rodoviária no entorno da ferrovia.
Em dezembro, foi a vez da ALL anunciar a criação da Vétria Mineração, que terá um sistema integrado com mina própria em Corumbá (MS), logística ferroviária por meio de contrato operacional de longo prazo com a ALL e terminal portuário privado em Santos (SP).