O Tecon Santos – Terminal de Contêineres operado pela Santos Brasil na margem esquerda do Porto de Santos (SP) registrou novo recorde de produtividade no fechamento do mês de outubro, quando alcançou uma média de 80,67 movimentos por hora (MPH) por navio. Em agosto, o terminal havia atingido a marca recorde de 80,38 MPH.
Os números de outubro representam um crescimento de 41% em relação aos 58,05 MPH registrados em janeiro deste ano. A meta para 2011, de 70 MPH, foi alcançada no mês de maio. “O objetivo é continuar melhorando todos os nossos indicadores para chegarmos a 100 MPH até 2015”, projeta Whashington Flores, diretor executivo do Tecon Santos.
Os resultados são fruto dos investimentos da companhia no terminal para melhorar o fluxo de contêineres e aumentar a eficiência e a capacidade de armazenagem no pátio. Desde 1997, quando a Santos Brasil assumiu a concessão do Tecon Santos, foram investidos R$ 1,9 bilhão, destinados a obras de ampliação, capacitação profissional e modernização tecnológica com a aquisição de novos equipamentos. No dia 21 de outubro, por exemplo, o terminal recebeu três novos guindastes RTG (Rubber Tire Gantry) vindos da China, que fazem parte de uma encomenda de 12 equipamentos do tipo adquiridos pela Santos Brasil, em um investimento total de cerca de R$ 36 milhões (leia mais aqui).