O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na região dos Lagos Fluminenses, registrou uma evolução significativa no segmento de cargas. No período de 2005 a 2010, o aumento no volume foi de 117%, com uma movimentação total de 61 mil toneladas, no valor total de US$ 2 bilhões.
Além disso, o aeroporto também passou a operar como pólo exportador de equipamentos ligados ao setor de petróleo. A mais recente operação nessa nova demanda, saiu com destino a Houston, no Texas (EUA), levando a bordo 36 t de equipamentos da indústria petrolífera, através de um MD-11 da companhia Skylease.
O aeroporto, que já está habituado a operar com aeronaves de grande porte como Antonov 124, Boeing 747, 777 e 767, e com companhias especializadas em carga como Absa, Volga Dnepr e Kalitta Air, possui uma infraestrutura de 60 mil m² de área alfandegária, 2.560 m de comprimento de pista e galpão de 16 mil m².
Desde sua inauguração em 1998, os investimentos somados do Poder Público e da concessionária Costa do Sol Operadora Aeroportuária foram de R$ 80 milhões. Hoje, cerca de 80 empresas utilizam o aeroporto para movimentação de carga destinadas ou provenientes da Bacia de Campos.