Investimentos em infraestrutura, aumento do portfólio e aquecimento do mercado contribuíram para o bom desempenho
A JCB, fabricante de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, alcançou excelentes resultados em 2010: a empresa teve um aumento de 104% em vendas de máquinas com relação ao ano anterior. Segundo o diretor-geral da JCB para a América Latina, Carlos Hernández, o bom desempenho foi consequência de fortes investimentos da empresa em infraestrutura e lançamentos de novos equipamentos durante o ano de 2010, um maciço trabalho de pós-venda e o aquecimento do mercado, principalmente nas áreas de construção e infraestrutura.
“Aumentamos o portfólio com novas máquinas, como a retroescavadeira 3CX, com deslocamento lateral; a escavadeira de longo alcance JS220 LR; o rolo compactador VMT 860; a pá carregadeira sobre rodas 436 ZX e a escavadeira hidráulica sobre esteiras JS 130 LC. Além disso, a empresa ingressou em um novo segmento, o de carregadeiras compactas, com o lançamento do modelo 170 SSL”, detalha o executivo. Segundo ele, hoje a empresa oferece um total de 21 modelos diferentes de máquinas ao mercado brasileiro.
Ainda em 2010, a JCB inaugurou uma fábrica de escavadeiras em Sorocaba (SP), a segunda linha de produção da companhia no país – na mesma cidade do interior paulista. O investimento total foi de US$ 5 milhões e a capacidade de produção é de 400 escavadeiras por ano. A empresa também ampliou em 50% a capacidade de produção de retroescavadeiras da fábrica de Sorocaba, aumentando a área construída em 15%. “Com o excelente momento das áreas de construção e infraestrutura, a demanda por máquinas de qualidade tem sido constante e para atendermos plenamente nossos clientes é importante aumentar nossa capacidade produtiva”, afirma Hernández.
Ele conta que a expectativa para 2011 é manter este ritmo de crescimento. Para tanto, a JCB está com estratégias bem definidas nas mesmas frentes: a construção de uma fábrica nova, o foco em pós-venda e no atendimento ao cliente e a incorporação de novos modelos de máquinas ao portfólio.
A nova unidade fabril da empresa será construída em uma área de 200 mil m², localizada na rodovia Castelo Branco, também em Sorocaba. “O empreendimento terá capacidade instalada para produzir até 10 mil máquinas por ano e deve iniciar as operações em 2012”, estima o diretor-geral.
Segundo ele, seis distribuidores da JCB no país alcançaram a liderança de vendas de retroescavadeiras em seus respectivos estados: Auxter (São Paulo), Valence Máquinas (Minas Gerais), Locagyn (Tocantins e Distrito Federal), Macromaq (Santa Catarina), Caramori (Mato Grosso) e Dimaq (Mato Grosso do Sul).