Resultado é creditado à combinação de investimentos e otimização da frota
A Cotrag, transportadora que desde 2008 atua no segmento químico e petroquímico distribuindo óleos minerais e lubrificantes automotivos e industriais, obteve um crescimento de 50% nos volumes transportados em 2010 em relação ao ano anterior. O faturamento da transportadora também aumentou em 35% durante o período.
Antonio Paulucci, diretor da companhia, credita os bons resultados ao incremento da frota e ao desenvolvimento de um trabalho maciço da área comercial. "Adquirimos 13 carros, passando de 57 veículos para 70, um crescimento de 23%. Além disso, a contratação de fretes retorno aumentou significativamente, girando em torno de 30%, consequentemente nossos custos fixos diminuíram; ficamos mais competitivos e aumentamos o volume transportado", comemora o executivo.
Ele acrescenta que a empresa também investiu nas instalações físicas, com a locação do um site com escritórios modernos, equipados com tecnologia de ponta para localização e monitoramento dos carros, salas de treinamentos, dormitórios, salas de descanso para motoristas e um pátio adequado ao novo tamanho da frota. "Os investimentos foram importantes para a nossa consolidação no mercado. Atraímos clientes multinacionais, o que nos credencia como uma empresa que presta serviço de qualidade".
Segundo o executivo, os investimentos continuarão em 2011. Ele revela que até o final do ano a empresa pretende adquirir mais 20 novos veículos, chegando a 90 caminhões no total. “Isto significará um aumento de mais 28% da frota. Também pretendemos otimizar recursos para aumentar ainda mais o faturamento. Nossa previsão é alcançar mais 50% de crescimento este ano", afirma Paulucci.
A abertura de filiais também está nos planos. "Com base nas demandas, a empresa estuda três novas unidades: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Curitiba. Para isso, estamos na dependência do fechamento de alguns contratos, que nos dará este suporte", diz, lembrando ainda, que nos próximos meses a companhia será auditada para a certificação SASSMAQ, Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. Como próximos passos, a empresa pretende conquistar também as certificações da ISO 14001 e ISO 9001.