Companhia deve investir em empilhadeiras elétricas em 2011
A Commat Comércio de Máquinas, companhia que loca e revende equipamentos para logística e movimentação de materiais, registrou um crescimento de 12% em relação às vendas do ano de 2009, com mais de 350 equipamentos comercializados em 2010.
Segundo a companhia, o balanço positivo do ano passado se deve, em grande parte, aos acordos para venda e locação de equipamentos com empresas como Pão de Açúcar, Tok&Stok, Walmart, Martin Brower, Nestlé, Basf, entre outras. “Nos estruturamos para atender à demanda do mercado importando equipamentos para fornecimento imediato, seja para a venda ou para a locação, além dos equipamentos para atender a clientes com previsão antecipada de demanda ao longo do ano”, afirma o diretor da Commat, Durval Farias.
Do total comercializado em 2010, 90% dos equipamentos são elétricos e 10% a combustão. Segundo a companhia, os números mostram que o mercado tende a adotar os equipamentos elétricos nos próximos anos, por serem menos poluentes e por possuírem tecnologia para suportar uma intensa produtividade e maior verticalização da armazenagem.
Por este motivo, a Commat decidiu reduzir gradualmente a frota de locação de empilhadeiras a combustão e ampliar a frota de empilhadeiras elétricas, atendendo à crescente demanda dos setores alimentício, farmacêutico e de armazéns frigorificados. “Esses setores serão alvo de nossa atuação em 2011. Temos planos ainda de trazer ao país lançamentos em empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores das marcas americanas Crown e Taylor Dunn”, projeta Farias.
Em 2011 a Commat concentrará esforços também na área da construção civil, com a locação de gruas e minigruas, estimulada pela atual expansão do setor. Com investimentos de mais de US$ 1 milhão, as gruas são importadas da China e já começaram a chegar ao Brasil.