Porto do Rio Grande apresenta resultados operacionais
Porto movimentou até novembro 26 milhões de toneladas
Por Redação em
17 de dezembro de 2010 às 14h51 (atualizado em 11/04/2011 às 17h36)
O Porto do Rio Grande (RS) divulga que movimentou até novembro deste ano 26 milhões de toneladas, aumento de 14% se comparado ao mesmo período do ano passado (22 milhões de t). Entre os produtos mais operados estão arroz (embarque), cevada cervejeira (embarque e desembarque), óleo de soja (embarque e desembarque), grão de soja (embarque e desembarque) e trigo (embarque e desembarque).
A movimentação de contêineres cresceu de 51.918 TEUs, em outubro, para 56.631 TEUs, em novembro, tendo um aumento de 9% de um mês para o outro e alta de 3% (de 576.747 TEUs para 596.570 TEUs) em relação aos 11 meses do ano passado.
Na movimentação por segmento, o granel líquido foi o produto que mais apresentou alta (17%) se comparado ao mês de outubro. Porém, relacionando todos os tipos de movimentação por segmento de carga pelos 11 meses do ano anterior, obteve-se alta com todos os três segmentos (carga geral 9%; granel sólido 18%; granel líquido 8%). As cargas e descargas também obtiveram um aumento em relação ao mesmo período (de janeiro a novembro) do ano anterior. As cargas com um aumento de 6% e as descargas de 33%.
Nos embarques de cereais somente o arroz e o grão de soja obtiveram alta em relação ao mês de outubro, respectivamente, 125% e 16%. No desembarque, o farelo de soja lowpro obteve alta de 15% e o óleo de soja alta de 102%. O primeiro cereal obteve alta de 184% em relação ao mesmo período do ano anterior e o óleo de soja acréscimo de 173%.
Já na movimentação de embarcações, a cabotagem, o longo curso e a navegação interior tiveram alta de mais de 4% cada um em relação aos 11 meses do ano passado.
Segundo o Superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, o desempenho se deve aos investimentos de infraestrutura aquaviária que o porto recebeu no ano de 2010 quando concluiu a dragagem de aprofundamento de seus canais para 16 metros, internamente, e 18 metros, externamente. Além disso, o Porto Novo passou por uma dragagem de manutenção resgatando o seu calado histórico de 31 pés e o calado operacional do superporto passou já nesta safra agrícola para 42 pés, o que trouxe melhorias operacionais aos terminais graneleiros do Porto do Rio Grande.
www.portodoriogrande.com.br
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