Apostando na ampliação da base de clientes, empresa driblou a crise e conseguiu um aumento de 65% no volume de cargas agenciadas
A Elemar – Logística, Suporte e Soluções, empresa com 30 anos de atuação, especializada em serviços integrados de planejamento de importação e exportação, fechará 2009 com a marca de 6 mil toneladas movimentadas, o que representa um crescimento de 65% sobre as 3,7 mil toneladas de cargas agenciadas em 2008. Em termos de faturamento, o incremento foi de 30% este ano sobre o passado que, por sua vez, dobrou em relação ao de 2007. Para 2010, a expectativa da companhia é faturar entre 25% e 30% a mais do que neste ano.
“Nossa principal estratégia para driblar a crise que estourou, foi apostar na ampliação da base de clientes para compensar a redução nos negócios em carteira que, embora tenha sido pequena, aconteceu”, explica Adilson de Araújo, presidente da empresa. “Para isso, investimos nas áreas comercial, de sistemas operacionais e de gerenciamento da informação, aumentando em 20% as equipes de vendas e de apoio”, diz o executivo. Segundo ele, o crescimento orgânico de um dos clientes da Elemar também pesou a favor do aumento da movimentação: “enquanto todo mundo apostava na recessão, ele apostou na oportunidade e importou grandes volumes dos Estados Unidos”.
Ainda contribui para o bom resultado alcançado em 2009, o modelo de gestão adotado pela Elemar, baseado em centros de custos administrados por gerentes de área, cuja performance é avaliada mensalmente. “Isso permite à empresa manter uma estrutura enxuta e endividamento zero”, garante Araújo. Com uma carteira diversificada, que inclui clientes de todos os tamanhos, em segmentos que vão desde a construção civil, até cosméticos, passando por tecidos e telecomunicações, a Elemar atende empresas como a Nextel, a Foxconn, a Camargo Corrêa, a Eletropaulo, a Diambra e a Brother, entre outras.
Originalmente focada no mercado aéreo, a empresa tem se voltado, gradativamente, ao agenciamento de cargas marítimas, em razão da expansão comercial com países como China e Índia, países em que esse modal é mais competitivo e, portanto, fundamental. “Estamos, cada vez mais, diversificando nosso foco, que sempre foi principalmente no embarque aéreo. Hoje, 70% do volume que movimentamos é aéreo e 30% marítimo, e queremos equiparar esses valores em 50% cada um no próximo ano”, afirma o presidente da Elemar, sobre a estratégia de suporte à meta de crescimento para 2010.
A companhia tem um armazém com oito mil metros quadrados e frota própria de 20 caminhões, além de outros 100 agregados que dão suporte à operação. Presente em 89 países, a Elemar tem nos Estados Unidos a maior parte de sua demanda: 50%. O restante representa, principalmente, negócios com a China e países da Europa, sobretudo Alemanha. A empresa oferece, ainda, serviços logísticos especializados como o Data Base LSS, ferramenta desenvolvida internamente, e que possibilita transformar todos os dados de importação do cliente no Siscomex em relatórios e gráficos inteligentes, oferecendo diferentes formas de aferição de valores, volumes, itens, e todas as informações disponíveis em cada documento, sem manuseio de arquivo morto.