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Ceva divulga números do semestre

Por Redação em 24 de agosto de 2009 às 14h53 (atualizado em 19/04/2011 às 11h36)

Para sustentar seu desempenho, empresa aposta em ampliar negócios com clientes-chave, como a GM, que estreou nova operação na Argentina

O Grupo Ceva divulgou este mês o balanço do primeiro semestre de 2009, cujo resultado foi considerado bom diante do cenário econômico mundial. A receita do operador alcançou 2,6 milhões de euros no período, o que representa queda de 15% em relação aos 3,1 milhões de euros do primeiro semestre de 2008. O EBITDA teve recuo ainda maior; 99 milhões de euros este ano, contra 161 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano passado, refletindo queda de 39%. O comando da empresa, no entanto, está otimista. “Acreditamos que esse resultado demonstra recuperação”, aposta John Pattullo, CEO da Ceva Logistics.

A Ceva atribui o bom desempenho a três principais medidas, implantadas ou intensificadas no início do ano para neutralizar os efeitos da crise econômica. A primeira é a redução máxima de custos sem afetar a capacidade da operação. A segunda estratégia utilizada é a ampliação da capacidade nos mercados menos afetados; o que inclui Brasil, onde a empresa inaugurou seu maior CD em maio, e a China, por exemplo. E a terceira prática em foco é a ampliação dos negócios com clientes-chave do operador logístico, como é o caso da General Motors.

GM
Depois de anunciar, em março e em julho, ampliações nos serviços que opera para a GM no Brasil desde 2000, a Ceva informa agora a extensão desse contrato para a Argentina. Na primeira ampliação do ano o operador divulgou que assumira a submontagem dos conjuntos de suspensão e eixos na planta de Gravataí. Na segunda, foi a vez de incluir no escopo das atividades a gestão dos transportes nas plantas de Sorocaba e Mogi das Cruzes, ambas no interior de São Paulo, e ainda o milk run de matéria-prima para a fábrica gaúcha.

Este mês, a Ceva iniciou o transporte inbound e a gestão das embalagens retornáveis para a GM Argentina, planta de Rosário, na província de Santa Fé. A nova operação – a maior da empresa no país – envolve 37 fornecedores, 21 rotas e cerca de 30 colaboradores dedicados, para percorrer aproximadamente 80 mil quilômetros e efetuar 520 paradas por mês.

Na primeira fase da operação, a Ceva cumpre o modelo milk run para realizar a coleta de matéria-prima em fornecedores argentinos e uruguaios e fazer sua descarga na fábrica da montadora em Rosário. Ao mesmo tempo que faz a coleta, a empresa entrega embalagens retornáveis dos respectivos fornecedores, cuja gestão equivale à segunda fase da operação. O serviço de administração das embalagens inclui o controle dos níveis de estoque em cada ponto do fluxo (fornecedores, planta e transporte), a consolidação das embalagens e sua devolução.

www.br.cevalogistics.com

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