Volume no Brasil aumentou 10,4% no período, para 7.759 milhões de TKU
A América Latina Logística (ALL) divulgou hoje, dia 13 de maio, os resultados do primeiro trimestre deste ano. O EBITDA consolidado cresceu 5,2% , para R$ 249,1 milhões, devido, principalmente, ao aumento de receita e volume ferroviário no Brasil, parcialmente compensado por um mau desempenho na Argentina. O EBITDA cresceu 9,6% no segmento de commodities agrícolas e 3,2% em produtos industriais.
O volume da ALL Brasil aumentou 10,4% no período, para 7.759 milhões de TKU. O volume de commodities agrícolas cresceu 12,6%, impulsionado por um mercado de exportação de grãos favorável, parcialmente compensado por uma redução de 60% em fertilizantes. O volume de produtos industriais apresentou incremento de 5,8% com ganhos de participação de mercado em todos os segmentos.
O yield médio cresceu 0,4% no Brasil. O yield no período foi pressionado por preços de frete mais baixos no mercado spot,parcialmente compensados pela queda no volume de cargas de retorno – que apresentam margens mais elevadas, mas yields mais baixos. A empresa divulga, ainda, que manteve o guidance de aumento de volume entre 10% e 12% no Brasil em 2009.
Já a ALL Argentina, que representa menos de 3% do EBITDA, teve, de acordo com a companhia, um desempenho fraco no primeiro trimestre de 2009. O volume caiu 4,5%, refletindo um cenário de mercado difícil e o ambiente político no país.