Companhia lucrou em 2008 €1,729 milhão, um crescimento de 11% frente a 2007
A MAN, empresa que em 15 de dezembro do ano passado anunciou a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus, informa que fechou 2008 com lucro operacional de €1,729 milhão, incremento de 11% em relação a 2007. O retorno sobre as vendas (ROS) cresceu para 11,6% (11% em 2007) e a receita aumentou em 6%, para €14,9 bilhões. Em 2008, a companhia entregou mais de 100.000 veículos. Vale lembrar, que a demanda por veículos comerciais caiu na segunda metade do ano, registrando queda de €14.0 bilhões nos pedidos.
Contudo, o lucro aumentou 11% em 2008, com todas as áreas de negócios somadas: a de Veículos Comerciais manteve seu nível elevado (2%), o lucro operacional de Motores Diesel aumentou 25% e de Maquinário Turbo 42%. O lucro por ação de operações continuadas (excluindo a MAN Ferrostaal) totalizou € 7,76, sete pontos percentuais acima do ano anterior (€7,27).
Apesar do cenário difícil, o Grupo MAN elevou sua receita em 6% em 2008, para €14,9 bilhões (€14,1 bilhões em 2007). O setor de veículos comerciais registrou um pequeno aumento de 2%, para €10,6 bilhões. O negócio de caminhões permaneceu estável, com um acréscimo de 1%, apesar da queda significativa na demanda do segundo semestre. A MAN também elevou sua participação de mercado de caminhões com mais de seis toneladas para 16% na Europa.
Devido ao desaquecimento do mercado, o volume de pedidos teve um decréscimo de €17,8 bilhões para €14 bilhões no segundo semestre. No segmento de veículos comerciais a retração econômica foi da ordem de 28%, devido ao encolhimento de mercados compradores como a própria Alemanha (27%), quanto de encomendas externas (19%).
Estratégia
No ano passado o Grupo estendeu seu foco sobre áreas de negócios em engenharia relacionada a transporte. A venda de uma participação de 70% na MAN Ferrostaal ao investidor IPIC completou o processo de especialização dos negócios. Adicionalmente, a MAN investiu em estratégias importantes para entrar em mercados em crescimento, como a China, onde a empresa abriu uma nova fábrica para produção de maquinário turbo. A aquisição da VW Caminhões e Ônibus no Brasil foi outra ação importante, o que colocou a marca na corrida pela liderança de mercado de caminhões no Brasil. A iniciativa também permite a realização de parcerias com a MAN Veículos Comerciais e fortalecimento do potencial de crescimento em toda a América Latina.
As perspectivas para 2009 no âmbito global permanecem sujeitas às incertezas em razão da situação dos mercados financeiros e futuros acontecimentos econômicos. A MAN informa, porém, que espera uma redução no recebimento de pedidos e menor receita. Prevê-se uma significativa queda de receita e retorno, principalmente de veículos comerciais.
Segundo o CEO, Håkan Samuelsson, a empresa estenderá sistematicamente sua estratégia de longo prazo. “Alcançaremos outro marco nesta estratégia ao adquirir o braço de veículos comerciais da Volkswagen na América Latina. Além desse negócio, a parte de engenharia mecânica (partes integrantes e sistemas) representa um elemento estabilizador e de equilíbrio de nossas atividades. Como empresa de dívida financeira baixa e fortes recursos de capital, a MAN está bem preparada para tempos difíceis”, afirma.