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Volvo supera marca de dez mil caminhões na América Latina

Por Redação em 21 de fevereiro de 2008 às 17h14 (atualizado em 05/05/2011 às 17h41)

Montadora alcançou faturamento de R$ 3,6 bilhões no país no ano passado

A Volvo divulgou hoje os resultados alcançados no mundo no ano passado. A montadora manteve, no Brasil, uma seqüência de resultados positivos registrados nos exercícios anteriores. Com um faturamento de R$ 3,6 bilhões somente no país, a montadora encerrou 2007 ultrapassando, pela primeira vez, a marca de dez mil caminhões vendidos na América Latina, dos quais 7.877 unidades no Brasil, um resultado 53% superior aos 5.154 veículos comercializados aqui em 2006.

“O grande sucesso da linha F, lançada em 2006, e a consolidação da linha VM colaboraram para obtermos estes resultados”, afirma Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil, acrescentando que o país subiu da terceira posição mundial em 2006 para o posto de segundo mercado de caminhões da montadora, atrás apenas dos EUA, com 13.509 unidades.

A participação do Brasil nas vendas da América Latina, que totalizaram 10.189 caminhões, representou cerca de 77% dos negócios da montadora na região e superou com larga vantagem os negócios fechados nos outros países, como Peru (827 veículos) e Venezuela (552 veículos).

Semipesados e extrapesados

As vendas do caminhão semipesado Volvo VM no mercado brasileiro cresceram 104% no ano passado, na comparação com 2006, saltando de 951 unidades para 1.949 – segundo a montadora, o mercado de caminhões semipesados no país cresceu 41% no último exercício, passando de 20,2 mil unidades para 28,5 mil unidades.

Já as vendas no Brasil de caminhões extrapesados da Volvo foram prejudicadas em 2007 em função de problemas no fornecimento de componentes, levando a montadora à uma diminuição do market share no segmento, de 26,2% em 2006 para 20,1% no ano passado. “Em função da alta demanda, com um crescimento no mercado de quase 50% de 2006 para 2007, não conseguimos atender a todos os clientes”, explica Bernardo Fedalto, gerente da Linha F da Volvo.

Hoje, cerca de 70% dos componentes destinados à produção de caminhões na planta de Curitiba já são fabricados no Brasil e o restante é importado em função dos custos operacionais. Para solucionar o problema, completa Fedalto, o Grupo Volvo irá aumentar a sua capacidade de produção mundial dos componentes para atender não somente à planta brasileira, mas todas as fábricas no mundo, e prevê uma situação sob controle somente em 2009.

A Volvo Financial Services Latin America – o braço na área de financiamentos, seguros e consórcio – também experimentou um bom ano: o exercício passado terminou com US$ 1,3 bilhão em ativos, US$ 400 milhões em financiamentos e US$ 47 milhões em prêmios de seguros.

Biodiesel em caminhões

A Volvo do Brasil informou que está liberando, a partir de março próximo, a utilização de uma mistura de 30% (B30) de biodiesel nos caminhões da linha “F” (FH e FM) – os atuais caminhões da marca estavam preparados para receber até 2% (B2) de biodiesel. “Estamos nos antecipando, apesar de a legislação brasileira estabelecer a obrigatoriedade de adição de somente 2% de biodiesel desde o ano passado e de 5% apenas a partir de 2013”, declara Sérgio Gomes, gerente de Planejamento Estratégico da montadora.

www.volvo.com/trucks/brazil-market/pt-br/

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