Os setores de mineração, agrícola e de construção civil foram os que mais demandaram produtos
O crescimento dos setores agrícola, construção civil e de mineração foi alentador para os fabricantes de caminhões pesados, extra-pesados e de implementos neste ano.
Para aproveitar a demanda, todas as montadoras de caminhões que atuam nas faixas mais pesadas lançaram suas versões para mineração. Com a Indústria Metalúrgica Pastre, fabricante de implementos de Quatro Barras (PR), não foi diferente. “As vendas de implementos para estes setores tiveram um aumento significativo neste ano e contribuíram para com o crescimento da empresa. Porém, só os implementos de mineração registraram um incremento de 140%, comparando com os dez primeiros meses de 2006”, explica o diretor industrial da empresa, Lauro Pastre Junior, complementando que este segmento representa 12% do faturamento da fabricante.
O executivo revela que, desde o início do ano, a empresa tem lançado produtos para atender à demanda e necessidades específicas destes setores. Dentre as novidades estão o Bitrem Multi-Uso, que pode transportar cargas a granel, ensacados, paletizados, entre outros. Para o setor de construção civil, a Pastre investiu no Semi-Reboque Basculante, já para a mineração os produtos Semi-Reboque Meia Cana ou Caçamba Meia Cana foram os mais vendidos.
Por conta desta diversidade e do mercado aquecido, neste ano a Pastre cresceu acima da expectativa, em relação a 2006. Para o executivo, “este resultado se deve, sem dúvidas, ao crescimento da economia brasileira e do desenvolvimento do mercado de implementos rodoviários”.
Segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) as vendas de reboques e semi-reboques cresceram 41,1% no acumulado dos primeiros dez meses de 2007. Cerca de 33,8 mil emplacamentos foram feitos nesse período contra os 23,9 mil em 2006. A previsão da entidade é a de que em 2008 o mercado crescerá entre 5% a 10%, se prevalecer este ritmo nos setores produtivos.
A Pastre tem uma área de produção aproximada de 92.000m², sendo 12.000m² de área construída, com capacidade de fabricação de 250 unidades de implementos por mês.