O desempenho dos setores agrícola e do mercado de exportação contribuíram para com os resultados
A Agrale encerrou o primeiro semestre de 2007 com um crescimento de 18% na sua linha produção de veículos. Ao todo, foram fabricadas 2.720 unidades, entre caminhões, chassis de ônibus, Furgovan e Agrale Marruá, contra 2.305 unidades produzidas no mesmo período do ano passado. Entre os fatores que contribuíram para esse resultado, destacam-se a pujança agrícola, as exportações e a ampliação da rede de revendas.
Para o diretor de Vendas e Marketing da fabricante, Flávio Crosa, parte desse resultado foi obtido graças ao crescimento da produção agrícola da região sul do País, onde a Agrale mantém uma forte atuação.
Outro fator positivo, para o executivo, foi o incremento das exportações no primeiro semestre. “Apesar da baixa cotação do dólar, mantivemos nossas exportações, principalmente para os mercados latino-americanos, como Argentina e Colômbia”, diz. A expectativa é a de que as vendas para o mercado externo representem cerca de 20% do faturamento da Agrale neste ano, cuja estimativa é alcançar a cifra de R$ 480 milhões.
A expansão da rede de concessionários da marca no país também foi um fator relevante para o bom desempenho obtido pela empresa nos primeiros seis meses de 2007. Atualmente, ela conta com 88 revendas de veículos no mercado nacional.
Os modelos
A linha de caminhões da Agrale é composta pelos modelos leves e semileves 9200 E-tronic, o 8500 E-tronic, o 8500 E-mec e o 6000 E-mec. Eles foram projetados com motorização turbodiesel eletrônica e mecânica MWM International (Conama 5), com potências de 150 e 115 cv, para atender a nichos diferenciados de mercado e têm capacidade de 3.400 kg a 6.100 kg.
A Agrale produz ainda o Furgovan 6000 E-Tronic e o Furgovan 8000 E-Mec, modelos que são produzidos para atender a coleta e entrega de carga fracionada e ainda permitem que o compartimento de carga seja isolado termicamente. Um modelo tem capacidade para até 2.400 kg e o outro, para 3.700 kg.
A linha Marruá foi desenvolvida para atender à demanda de empresas que necessitam de veículos 4X4 para atuar em condições severas. A família do modelo é composta pelas versões AM 50, AM 100 e AM 150, os dois últimos com cabinas simples e dupla.
Foto: Arquivo Agrale