Operador logístico francês ganha novos clientes no país
Em visita ao país e reunido com a imprensa nesta quarta-feira (4/7), o presidente e CEO do grupo de logística francês ID Logistics, Eric Hemar (à direita na foto), anunciou os números da empresa e os planos para o mercado brasileiro, além dos negócios fechados neste primeiro semestre. A empresa, que cresceu 67% em 2006 em relação a 2005, faturando R$ 50 milhões, prevê um crescimento de 40% este ano, graças em grande parte aos novos contratos fechados neste primeiro semestre, com o faturamento podendo chegar aos R$ 70 milhões. Até 2010, a empresa pretende subir seu faturamento no Brasil para R$ 150 milhões.
Em junho, a ID iniciou a gestão da logística da fabricante de autopeças Arvin Meritor, além de um CD multiclientes de cinco mil m2 em Duque de Caxias (RJ), para produtos alimentícios e perecíveis, segmentos em que não atuava anteriormente no Brasil. E até o final do ano, iniciará a operação de um CD de dez mil m2 de um grande cliente internacional do setor alimentício na região Sudeste, cujo nome permanece em sigilo.
Em 2006, assumiu as operações da rede francesa de varejo de material de construção Leroy Merlin, e da petroquímica Chevron Texaco. A estratégia, segundo o CEO, é continuar crescendo nos grandes clientes e em alguns médios, uma vez que os pequenos têm pouco potencial de otimização, aporte tecnológico e redução de custos, valores que segundo ele a ID agrega a seus clientes.
A empresa veio ao Brasil acompanhar um grande cliente internacional, o Carrefour, o que também faz parte de sua estratégia de internacionalização. “Entramos na China através da Oxam, nas Ilhas Reunião e Maurício com o Casino, e no Brasil, com o Carrefour. A partir daí, nos empenhamos em conhecer o mercado e contratar equipes locais, que possam tocar as operações e ampliar o leque de clientes atendidos”, declarou Hemar. “A Arvin Meritor está aqui há 50 anos e nos escolheu para gerenciar sua logística. Isto é um ótimo sinal de que estamos nos tornando uma empresa considerada no país, adquirindo a confiança no mercado”, acredita.
No Brasil, além de ampliar seu mercado para outros segmentos e regiões geográficas, com destaque para Minas Gerais, Bahia e a Região Sul, a ID pretende crescer na logística in-house, segmento em que o operador assume a estrutura do cliente e a otimiza com seu conhecimento, tecnologia e investimentos. “Muitos clientes que possuem estrutura própria de logística, principalmente armazéns, estão passando esta operação para terceiros especialistas, que podem oferecer maior flexibilidade, com custos variáveis, aproveitando a sinergia com outras operações”, afirmou Nicolas Derouin, diretor-geral da ID para o Brasil (à esquerda na foto), citando como exemplo a própria Arvin Meritor.
Outro foco da empresa é na gestão de mega-centros de distribuição com fluxos complexos, como a unidade Anhanguera do Carrefour, de 92 mil m2, onde a ID introduziu a tecnologia de voice-picking (separação por comando de voz) para os produtos de grande giro, reduzindo os custos de operação em 30%. “A integração tecnológica é uma das nossas especialidades. Temos domínio dos sistemas WMS, TMS, voice-picking, enterprise application integration e soluções de web-EDI e radiofreqüência, fazendo a integração com os sistemas dos clientes”, assegurou Derouin.
A ID, que se define como uma empresa sem ativos, estuda a adoção de frota própria no Brasil, o que – de acordo com Hemar – se dará depois de uma análise das necessidades e características do mercado. A empresa trabalha com frota própria na China e Taiwan, com 200 veículos para 15 toneladas para operações urbanas, e na França – cerca de 600 caminhões para 40 toneladas. Mas o foco dos investimentos, de acordo com o CEO, são a tecnologia e o treinamento, que consomem cerca de 15% do faturamento anual”.
No início marcada como “operadora do Carrefour”, a ID acredita que já superou o estigma com a conquista de clientes fora do varejo alimentício. Ela pretende continuar esta diversificação, com foco nas indústrias alimentícia e de eletrodoméstico e nos fornecedores do varejo, entre outros segmentos. Hoje, 50% de seu faturamento ainda vêm do varejo e os outros 50% estão pulverizados, segundo Nicolas Derouin.
A ID Logistics foi criada há sete anos na França e o grupo possui hoje cerca de 3.500 funcionários em todo o mundo, com mais de 1, 1 milhão de m2 de depósitos em operação em 10 países, além da França. O faturamento mundial da empresa saltou de 80 milhões de euros em 2001 para 250 milhões de euros em 2006. Além dos países em que já opera, o grupo planeja estar presente também no México, Índia, África do Sul e países mediterrâneos até 2011. No Brasil, a operadora está presente desde 2002 e conta com 920 colaboradores. Ela possui escritório regional na Argentina e, por ora, não tem planos de abrir outras filiais na região.