Tempo de liberação das apólices caiu de dez para cinco dias após a terceirização das operações
A seguradora brasileira Marítima acaba de divulgar um balanço sobre os benefícios da atualização do seu sistema de digitalização de documentos, gestão da informação e automação de negócios pela introdução das soluções de BPM (Business Process Management, ou Gestão por Processos) fornecidas pela Recall do Brasil.
Utilizando as soluções ReView/OnBase para os serviços de digitalização de documentos, indexação, processos de negócios, processamento de informações e integração, a empresa conseguiu uma redução de 50% no tempo de liberação das apólices, passando de dez para cinco dias no período de três meses após a implantação do projeto. Essas operações foram terceirizadas para a Recall em 2004 e são realizadas in-house.
A Recall é responsável pelo projeto de implantação e desenvolvimento do software para gerenciamento dos processos de negócios, com documentos digitais e imagens. “Com a terceirização, o fluxo de operações tem início com a chegada dos documentos em papel na seguradora, em seguida é feita a digitalização e finalmente a guarda física, além de todo o trabalho com as imagens dos documentos”, explica Vanderlei de Araújo, gerente de Soluções da Recall.
O emprego da tecnologia nas operações da seguradora também garantiu uma redução de duas mil horas/mês na pré-análise das propostas, além da economia de mais de R$ 70 mil mensais referentes a despesas postais, impressos e telefonemas. O contrato prevê um volume de 350 mil documentos, que chegam todos os meses à central da Recall localizada dentro da seguradora, e mais de 800 acessos simultâneos.
“Este é um projeto contínuo de melhorias. Estamos implantando agora um portal na web para os corretores da Marítima interagirem com os processos de negócios sem a necessidade de papel”, completa Araújo.